
BERLIM – A Terra Brazil Experience apresentou pela primeira vez a Rota das Emoções na ITB Berlim, na Alemanha, com o lançamento de uma ciclo-viagem estruturada para o mercado europeu. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4), durante a feira, com foco na aproximação com operadores e DMCs alemães.
A ação ocorre no estande da Embratur, que passou a incluir a Rota das Emoções entre os produtos considerados prioritários na chamada série A de promoção internacional. Tradicionalmente, o órgão trabalhava destinos como Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Salvador e Amazônia. Agora, o roteiro integrado ao Ceará, Piauí e Maranhão passa a compor esse grupo.
Segundo Julio Cesar Borges, representante da operadora, o novo produto foi desenhado com base no perfil do viajante europeu. “Sabemos que o ciclismo, principalmente para o europeu, é muito importante. A ideia é apresentar esse produto como precursor dos outros que já existem, como o 4×4, que é o tradicional”, afirmou.
A ciclo-viagem tem duração de cinco a seis dias, com percurso médio de 50 a 60 quilômetros diários. O trajeto começa em Jericoacoara e segue até os Lençóis Maranhenses. O programa inclui pausas para descanso, um dia livre e travessia de barco no Delta do Parnaíba. Os guias são credenciados pela Associação Brasileira de Turismo de Aventura e o itinerário conta com sistema estruturado de segurança.
Rota das Emoções: portfólio e estrutura

Além da nova modalidade, a Rota das Emoções mantém roteiros em 4×4, com atividades específicas em cada destino. Em Jericoacoara há passeios de buggy, bicicleta e quadriciclo. No Delta do Parnaíba, o destaque é o passeio de barco. Nos Lençóis Maranhenses, o programa inclui trekking, caiaque e experiências gastronômicas.
O portfólio também contempla turismo de base comunitária, com visitas a artesãos e comunidades locais, além de esportes de vento, como kitesurf, wingfoil e windsurf. Há ainda uma Kite Trip, em que o deslocamento entre Jericoacoara, Camocim, Barra Grande, Delta do Parnaíba e Atins é feito pela água.
No campo institucional, a Rota das Emoções passa por processo de organização como instância de governança regional. Cada estado estruturou sua própria IGR para fortalecer a gestão, a capacitação profissional, a segurança e a estratégia de promoção do roteiro no exterior.
O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade e proteção GTA.







