Silvio Lemos Meira; pesquisador da área de Engenharia de Software é um viajante profissional. Em 2010 passou mais de 200 dias fora de casa; o que não significa que ficou todos esses dias desconectado. Este foi o tema de sua palestra no 35º Encontro Comercial Braztoa; em São Paulo: a vida de viajante dentro do cenário digital; o da conectividade.
Citando um estudo da World Turismo Organization; Silvio explicou que o turismo deve crescer de 4% a 5% em 2011; é cada vez mais gente viajando; até 2020 a expectativa é que ocorram 1;6 bilhões de viagens. A grande questão é como estar conectado sem precisar ter um computador em cada lugar; a resposta é simples: mobilidade. E é neste cenário em que os negócios estão se desenvolvendo hoje.
Em tempos de web 1.0 em que qualquer um pode fazer transações; o que se busca é; na verdade; a web 2.0; em que há interação; a relação entre pessoas. Um exemplo são as redes sociais; como o facebook; que apresenta uma infra-estrutura de comunicabilidade. Outro exemplo são os smartfones; com internet móvel. Até 2014 o Brasil deve ter 107 milhões destes aparelhos.
Segundo Silvio; vivemos numa época em que “nós somos as conexões”; em que o indivíduo vai além de sua forma física. É justamente este espaço emergente que deve ser usado pelos negócios; num ambiente de transparência de gestão e troca de conhecimento; visando sempre a resolução de problemas e a comunicação pessoa a pessoa. Comunicatividade é a palavra chave do mercado hoje.