Câmbio:

Idiomas:

Ministro do Turismo participa de abertura oficial do CIHAT e Fistur 2011 (veja fotos)

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 28/03/2011 - 14:43

.
.

A Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia; Hospedagem e Turismo (Abresi) promoveu na manhã desta segunda-feira (28/03) a abertura oficial do 24º Congresso Internacional de Gastronomia; Hospitalidade e Turismo (CIHAT); a 5ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia; Hotelaria e Turismo (FISTUR) e a 1ª Mostra de Sustentabilidade para Hotéis; Restaurantes e Turismo. Durante a solenidade estavam presentes diversas autoridades; entre elas; Nelson de Abreu Pinto; presidente da Abresi; Michel Tuma Ness; presidente da Fenactur e destaque para o Ministro do Turismo Pedro Novais.

Segundo Nelson de Abreu Pinto; o Congresso Internacional tem como tema central “O Turismo Como Fator de Desenvolvimento Social e Econônimo Sustentável – Os Novos Movimentos no Turismo”; com o intuito de reunir autoridades nacionais e internacionais com uma possibilidade de ampliar o assunto entre a cadeia que trabalha com o turismo. O objetivo; segundo ele; é firmar compromisso com as questões ambientais do país. “Para isso; estamos também promovento a 1ª Mostra de Sustentabilidade; que é uma novidade dentro do evento”; disse. A Mostra tem como objetivo principal ajudar a organizar e adequar o setor de hotéis e restaurantes às exigências do comitê da Copa 2014; além de gerar oportunidades de negócios e promover a conscientização do pública para mudanças na melhoria na qualidade.

Já a feira Fistur; reúne todos os segmentos turísticos e todas as atividades voltadas para o turismo; com o intuito de propor elos entre aqueles que fabricam produtos e aqueles que oferecem serviços aos consumidores diretor. Além de empresários do setor; participam também muitos estudantes e para eles Michel Tuma Ness deixou um recado: “O estudantes são o futuro do Brasil. Este é um trabalho árduo de promoção do país até a Copa 2014 e as Olimpíadas e quanto mais turistas tivermos; mais empregos serão gerados”; explicou.

Finalizando a solenidade o Ministro Pedro Novais também proferiu algumas palavras. “O Ministério é o principal facilitador; apoiador e promotor do turismo brasileiro. As mudanças são visíveis desde sua criação como as melhorias nas gestões e a profissionalização dos serviços. Tudo isso para acompanhar o crescimento do mercado interno. Mas jamais podemos nos contentar com o que já temos”; declarou. Para o Ministro; o país deve continuar a ser criativo e propor ações e projetos para que os resultados sejam permanentes. “Desenvolver o turismo é mais relevante quanto mais integração as entidades do setor tiverem”; disse.

O Ministro agradeceu sua participação no evento da CNTur/Abresi; que considerou como um dos companheiros mais antigos do MTur. “Com trabalho coordenado e parcerias; alcançaremos qualidade e competitividade para a demanda que teremos para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016”; finalizou. Para Novais; estes eventos devem ser os estímulos mas não podem deixar de atender a demanda que virá após o términos dos jogos. “Precisamos de um turismo consistente que traga benefícios ao povo e que coloque o Brasil entre os melhores destino do mundo”; completou.

No total; 140 expositores apresentam seus produtos para cerca de 13 mil pessoas que passarão pelo evento que acontece entre os dias 18 e 30 de março; no Palácio de Convençõe do Anhembi; em São Paulo.         

Nelson de Abreu Pinto e Pedro Novais