Câmbio:

Idiomas:

Domingos Leonelli defende nova legislação para normatizar turismo estadual

.
.
Além da Lei Geral do Turismo; a Bahia decidiu adotar também uma legislação estadual para o setor. Durante reunião que acontece no Centro de Convenções em Salvador; o Fórum do Conselho Estadual de Turismo discute a criação da Lei Geral de Turismo para a Bahia. A medida segundo Domingos Leonelli; secretário estadual de Turismo e presidente da Bahiatursa; irá favorecer o ordenamento turístico e melhorar o padrão de qualidade dos serviços oferecidos pelo setor.
 
“Estamos iniciando um grande debate para criação desta Lei Geral do Turismo para a Bahia  de modo a estabelecer um marco regulatório que vise a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos e valorizar ainda mais os prestadores e fornecedores que atuam direta ou indiretamente com a indústria do turismo”; explicou. O dirigente garantiu que a LGT da Bahia estará em consonância com a Lei Geral do Turismo e as normas do Ministério do Turismo.
 
“Nossa ideia é de ter a partir do próximo ano uma legislação específica para normatizar as ações do mercado baiano. Vamos colocar o assunto até no site oficial da Bahia para contribuições de todos os setores”; adiantou
A 29ª reunião do Fórum discutiu também as ações promocionais para as comemorações do São João.

Palco de alguns dos principais festejos juninos da Bahia; o Pelourinho deve voltar a sediar a programação oficial do São João organizado pela Secretaria de Turismo do Estado. De acordo Leonelli; os entendimentos com o Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan) estão em fase avançada. “Conversei com o superintendente estadual do órgão; Carlos Amorim e eles definirão o tamanho do palco e as diretrizes para a montagem no local”; explica.

Leonelli disse ainda que o São João 2011 deve ser o melhor de todos os tempos para a hotelaria em Salvador; Ilhéus e Porto Seguro. “No período da festa (23 a 26 de junho); teremos um feriado prolongado no Sudeste (Corpus Christ) e isso vai contribuir para trazermos mais paulistas; mineiros e cariocas para o nosso estado”; estima.Outras regiões como o Norte; Nordeste e Centro Oeste do país também terão atenção especial; segundo o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa; Fernando Ferrero. “Vamos vender o São João da Bahia em mercados como os do Ceará; Pará e Goiás”; afirma.

Já a modernização e ampliação do parque hoteleiro; que também foi debatido com a presença de diretores do Banco do Nordeste. Uma das reivindicações da setur da Bahia é que o prazo de financiamento válido para abertura de novos empreendimentos que varia de 15 a 20 anos seja estendido também para as reformas e ampliação dos hotéis. O superintendente estadual do Banco do Nordeste; Nilo Meira Filho; apresentou o portfólio de produtos e serviços que estão disponíveis para financiamento na área do turismo. Dentre eles; Meira destacou o FNE Proatur; voltado à modernização; ampliação; implantação de empresas e capital de giro; cujo prazo pode chegar a 20 anos; onde a Bahia terá uma linha de crédito de R$ 300 milhões.

 
Segundo ele; os juros do FNE variam de 5;75% ao ano para microempresas; com reduções de 25% para empreendimentos situados no semiárido; e 15% fora da região. “Na outra ponta da grande empresa; é 10% ao ano; com redução de 2;5% no semiárido e 1;5% fora.
 
A reunião conta com cerca de 180 representantes do trade; dos quais 50 titulares e 20 suplentes dos mais diversos segmentos. O coordenador do Fórum; José Carlos Oliveira destacou o processo democrático para discussão de temas de interesses de todos. A programação prevê ainda realização de um painel sobre as ações em desenvolvimento nas zonas turísticas e destinos indutores feito pelos coordenadores das câmaras zonais e gestores de destinos indutores.
 
Também foram apresentadas explanações sobre a participação do setor turístico no PPA Participativo e os planos do Governo do Estado para o desenvolvimento da atividade.
 

Pelourinho voltará a ser palco dos festejos de São João

Tópicos relacionados