Câmbio:

Idiomas:

Brite 2011 começa debatendo oportunidades que o Estado do Rio terá nos próximos anos

.
.

A Brite 2011 começou na manhã desta sexta-feira (05/04) com uma reunião de prefeitos; secretários de Turismo e entidades do setor. Na ocasião; o vice-governador do Rio de Janeiro; Luiz Fernando Pezão; apresentou dados do Prodetur e ressaltou as diversas oportunidades que não só a capital fluminense; mas todas as cidades do Estado terão com o calendário dos próximos 30 anos.

“Nenhuma cidade do mundo terá um calendário de eventos como o do Rio de Janeiro nos próximos anos. Teremos; em pouco tempo; os Jogos Mundiais Militares; o Encontro Rio mais 20; a Copa das Confederações; a Copa do Mundo; as Olimpíadas ; entre outros”; lembrou.

Aos dirigentes presentes ele pediu: “Façam pressão cada vez mais para que tenhamos mais recursos para o turismo. O Turismo é o maior multiplicador de empregos que existe. Hoje o Rio não tem baixa e alta temporada; os hotéis estão cheios o ano todo. Temos nas mãos uma oportunidade única”.

Tânia Brizolla; do Instituto Marca Brasil; apresentou diversos cases e apontou qualidades e defeitos. “A Alemanha; por exemplo; é; em minha opinião; o país que melhor aproveitou o fato de ter sediado uma Copa. Souberam se organizar para ter boa rentabilidade dos investimentos feitos”; justificou.

Além disto; ela citou ainda a Copa da África do Sul e as Olimpíadas de Barcelona. “A África fez uma boa Copa; não foi um evento excelente por conta dos problemas estruturais que eles têm. Já Barcelona deixou de ser apenas mais uma cidade e passou a ser a cidade”; definiu. A diretora do IMB concluiu: “Turismo é rede; participação; é envolver a comunidade. Somos a bola da vez e temos que saber aproveitar isso.

O encontro desta manhã antecedeu a abertura oficial da Brite; que acontece em breve; às 13h; no Cais do Porto. O M&E fará a cobertura de todo o evento.

Luiz Fernando Pezão

Tópicos relacionados