
O Brasil recebeu no ano passado um fluxo de 5;16 milhões de turistas estrangeiros. Apesar de um crescimento de 7;8% obtidos em 2009; a Embratur destacou o fato de que na América Latina o fluxo de visitantes cresceu 13;5%. Segundo Mário Moysés; presidente da Embratur; este resultado revela que a política de se investir no Cone Sul tem dado resultados.
“Foi muito importante este crescimento e mostra que este é o caminho para captarmos um volume maior de turistas estrangeiros”; adiantou. Em relação aos Estados Unidos o crescimento foi de 5% e em relação à Europa o número de turistas se manteve estável comparado a 2009.
Para Mário Moysés os números só não são mais expressivos em função do valor da cotação do dólar; o que a seu ver; encarece o produto Brasil. “Certamente com o dólar baixo isso não representa vantagem para os estrangeiros e a saída é melhorar a qualidade do nosso produto. Nisso é que temos que investir a partir de agora”; explicou.
Com o resultado obtido; o presidente da Embratur já faz uma estimativa para este ano e aposta num crescimento do fluxo de estrangeiros na ordem de 6%. “Sei que fatores podem mudar para melhor ou pior este quadro; mas em princípio esta é a base que estamos trabalhando para 2011”; adiantou.
A Argentina foi o principal emissor internacional para o Brasil aumentando de 1;2 milhões para 1;4 milhoes no último ano. Em segundo lugar ficou os EUA com 641 mil 377 turistas seguido da Itália; o primeiro país no ranking europeu a enviar mais turistas para o Brasil com 245.491. Logo depois vem o Uruguai com 228.545; com a Alemanha em quinto lugar com 226.630; Chile com 200.724; França com 199.719; Paraguai com 194.340; Portugal com 189.065 e Espanha em décimo lugar com 179.340 turistas que visitaram o Brasil no ano passado.
Mário Moysés participa da abertura da Brite no Rio; que conta também com a presença de outras autoridades. Entre elas o secretário de Turisnmo do Rio; Ronald Ázaro; os diretores da Embratur; Marco Lomanto e Marcelo Pedroso; o secretário de Turismo; Antonio Pedro; o secretário executivo do RCVB; Paulo Senise; o subsecretário de esportes; Nilo Sérgio; o vice presidente da CNC; Eraldo Alves; o presidente da FBHA; Alexandre Sampaio; o presidente da ABIH Rio; Alfredo Lopes; o deputado Otávio Leite; entre outros.
Movimento de passageiros no aeroporto Santos Dumont (RJ)