
SALVADOR – A Bahia ampliou sua projeção turística ao capacitar 300 agentes de viagens de todo o Brasil na 5ª edição da Arena Abreu, evento que ocorre no Iberostar Waves. Por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA) o estado apresentou o destino além do tradicional turismo de sol e praia, com foco na diversificação da oferta turística.
“Ao recebermos a Arena Abreu, temos a oportunidade de apresentar um pouco mais da nossa terra, abordando Salvador, Porto Seguro e as nossas 13 zonas turísticas. Mostramos os potenciais além do sol e do mar, surpreendendo os agentes ao falar sobre a Chapada Diamantina, a Rota do Café e a Estrada do Chocolate, e evidenciando a diversidade da oferta turística do estado”, afirmou Cristina Mariotti, analista de projetos da Diretoria de Promoção da Setur-BA.
- Arena Abreu promove rodada de negócios entre agentes de viagens e fornecedores na Bahia; veja fotos
- Arena Abreu 2026: fornecedores avaliam evento e destacam qualidade dos agentes e negócios gerados
- 6ª edição da Arena Abreu já tem parceiros confirmados e possíveis destinos, confira
Ao capacitar os profissionais, a Bahia visa estimular novos negócios. “O impacto de uma ação como essa começa a aparecer após cerca de seis meses. Esse é o tempo necessário para que a operadora monte os roteiros, organize os pacotes, os agentes façam as vendas e os turistas realizem as viagens”, explicou.
Além da apresentação dos atrativos, a equipe da Setur-BA aproveitou o Arena Abreu para ouvir as principais demandas dos agentes de viagens. As dúvidas mais frequentes estiveram relacionadas às novidades em roteiros e experiências que podem ser incorporadas aos pacotes oferecidos aos clientes. Outro aspecto que chamou a atenção dos agentes foi a conectividade aérea da Chapada Diamantina.
“Muitos participantes demonstraram surpresa ao conhecer os voos diretos entre São Paulo e Lençóis, além da ligação aérea entre Belo Horizonte e o município, principal porta de entrada da região”, endossou.
A acessibilidade também integrou a apresentação da Bahia. Conforme a executiva, agentes interessados em comercializar roteiros para pessoas com deficiência ou para o público 60+ podem buscar orientação junto à Secretaria de Turismo de Lençóis sobre serviços e passeios adaptados, com apoio de guias capacitados.
Turismo cresce na Bahia

No primeiro trimestre de 2026, a atividade turística baiana registrou crescimento de 6,7%, acima da média nacional de 3%. Vale apontar ainda que o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 1,7% na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, superando a média nacional de 1,0%.
No turismo internacional, o avanço foi de 19,4%. Hoje, a Bahia conta com conexão aérea direta com o Panamá, além de voos provenientes de Buenos Aires, na Argentina, e de Assunção, no Paraguai. “Atualmente, esses destinos estão entre os nossos principais mercados emissores internacionais”, salientou.







