
A presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur); Oreni Braga; anuncia que é candidata à presidência do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur); cuja eleição está prevista para acontecer durante o Festival de Turismo das Cataratas; que será realizado em Foz do Iguaçu; entre 14 e 16 de junho. Além de Oreni; o secretário de Estado de Turismo da Bahia; Domingos Leonelli; também já havia anunciado interesse em substituir a atual presidente do Fornatur; Nilde Brun.
“Temos certeza de que poderemos vencer e fazer o melhor por esse Colegiado que praticamente estagnou nas suas propostas”; disse Oreni que; inclusive já tem uma Proposta de Gestão; a qual publicamos na íntegra; abaixo. “Não apresento as metas nesse momento; pois creio que devemos construir juntos; o desdobramento dessas diretrizes”; afirma. Oreni falou com exclusividade ao portal do M&E onde admitiu que teve conservas anteriores com Domingos Leonelli onde eles juntariam as forças em prol do Fornatur; mas sem definir quem seria presidente ou vice. “Participo há nove anos do Fornatur e decidi me colocar como candidata à presidência. Não conversei com o Leonelli ainda sobre esse posicionamento”. Ela acredita que tem muita bagagem e experiência na participação do Fornatur onde já contribuiu com diversos projetos; constituiu uma história e deixou legado; mas reconhece que há questões também políticas. “O Fornatur tendeu para a política e esqueceu da parte técnica. Não podemos incorrer no mesmo problema. Temos reuniões curtas demais; sem tempo para discutir nossos problemas e apresentar propostas. Não conseguimos com este modelo nem mesmo fazer intercâmbios positivos de nossas experiências. Estamos sendo; na verdade; passivos; coadjuvantes; ouvintes; quando temos que ter a postura ativa; temos que nos fazer ouvir”; disse. A presidente da Amazonastur acrescentou que o Fornatur passa por uma renovação. “Cerca de 80% dos secretários e dirigentes são novos e isso reflete nas decisões. Na reunião que fizemos em Campos do Jordão (durante a Aviestur) pude mostrar meu compromissos com o Fórum. O objetivos e as propostas visam beneficiar cada estado e o Brasil como um todo; não apenas determinados estados e regiões. Trabalhamos para o bem de todos”; argumentou.
Transcrevemos também alguns trechos da proposta onde a secretária Oreni fala em primeira pessoa: “Apresentamos inúmeros temas de relevância para o crescimento do Fórum. Todavia; nos atemos apenas àqueles que apresentaram resultados imediatos ou que foram abraçados pelos nobres colegas; pelos presidentes do Fórum e; sobretudo; pelos ministros do Turismo que ocuparam a pasta; ao longo desse período; que; com maestria; demonstraram ser o melhor e o maior parceiro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes do Turismo brasileiro”.
Ela deixa em aberto a participação de outros secretários para ocuparem a vice-presidência na sua chapa: “Submeto minha candidatura; à apreciação de todos para ocupar a Presidência do Fornatur; nas próximas eleições. Quanto à vice-presidência; deixo-a em aberto; a fim de que aquele colega que sentir o desejo de juntar-se a nós; com o propósito de construir um novo momento para o Fórum; sinta-se à vontade. Afinal; vejo em todos vocês a capacidade e o dinamismo de atuar com maestria na condução dos trabalhos desse colegiado”.
Ela ressalta ainda que o presidente do Fornatur deve; antes de tudo; ser uma pessoa compromissada com o turismo: “O desenvolvimento e o crescimento do turismo brasileiro é de responsabilidade de todos nós. Para eleger o presidente do nosso Fórum; torna-se necessário refletir quanto ao perfil de cada candidato. Geralmente; nosso Fórum elegeu representantes que são assíduos; democráticos atuantes e compromissados com as questões do turismo no Brasil e não de estado ou região”.
Confira o Plano de Gestão de Oreni Braga para o Fornatur; a seguir:
Plano de Gestão para o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo do Brasil – 2011
Por Oreni Braga – Amazonas
Nos próximos dias; estaremos elegendo o Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo do Brasil – Fornatur. Esse Colegiado é; por excelência; o espaço destinado ao exercício da cidadania. É no Fórum que os Secretários discutem e decidem o melhor para o Turismo do País; tendo desdobramento individual para cada Estado brasileiro.
Assim; lanço meu nome para assumir a Presidência do Fornatur; enfatizando que a nossa proposta é de ouvir os Pares! Sempre. Este será o primeiro passo no exercício do nosso mandato. Atuarmos com democracia; objetividade e transparência. A participação dos colegas na definição das prioridades; assim como a prestação de contas dos atos do Presidente; nas Reuniões Ordinárias; são os desdobramentos naturais da forma de trabalho com a qual estamos comprometidos.
Teremos uma metodologia para as nossas reuniões; com tempo suficiente para ouvir aos colegas; intercambiar experiências exitosas ou não; bem como; definir as nossas pautas para apresentar aos convidados no período seguinte; ou seja; Ministério do Turismo; Embratur; Infraero; Ministério da Cultura; Ministério do Meio Ambiente; Anac; etc.
Visando dar um “norte” ao que queremos apresentar como plataforma de gestão; apresentaremos oito diretrizes que permeiam um trabalho itinerante e participativo:
1. Potencializar o conhecimento e reconhecimento do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes do Turismo; mediante participação em reuniões de outros Conselhos a fins; em reuniões na Câmara Federal e Senado Federal; junto as Comissões de Turismo; palestras em Universidades de Turismo e Entidades do Trade; em todo o país; bem como em outros países; quando da participação do Brasil em Congressos Internacionais de Turismo;
2. Convidar os Presidentes dos Conselhos afins para palestrar em reuniões do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo; com vistas a criar oportunidades que possibilitem a gestão transversal do turismo; nas ações desse Fórum (Cultura; Meio Ambiente; etc);
3. Criar; junto ao Ministério do Turismo e a Embratur; a rede de comunicação com o ministro e o presidente; respectivamente; por intermédio de canais abertos; a fim de melhorar a relação institucional com os Secretários de Turismo;
4. Buscar junto às Companhias Aéreas acordos que permitam aos Estados que participam de eventos nacionais e internacionais; a redução de custos; bem como a ampliação do volume de cargas; com vistas a potencializar o envio de material promocional; no país e no exterior;
5. Buscar junto às Embaixadas Brasileiras; acordos que possibilitem o envio de material promocional perecível (comestível); bem como artesania; ao Exterior; visando ampliar a divulgação da gastronomia e do artesanato brasileiros;
6. Criar uma rede de comunicação; junto a Embratur e a Federação Nacional de Convention Bureau; com vistas a discutir a participação (espaços) dos Estados; em eventos internacionais; no estande do Brasil (poder opinar no formato e na decoração do estande);
7. Criar mecanismos que possibilitem as Diretorias do Fórum apresentar melhor atuação e; consequentemente; melhores resultados;
8. Criar no âmbito do Fornatura Comissão de Captação de Recursos e o Conselho Fiscal; na busca de fortalecer; internamente; o Colegiado. Não apresento as metas nesse momento; pois creio que devemos construir juntos; o desdobramento dessas diretrizes.
Para reflexão dos pares< /STRONG>
Ações dessa signatária junto ao Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – 2003 a 2010.
1. SOLICITAÇÃO DE EXTINÇÃO DA TAXA PAGA PELOS ÓRGÃOS DE TURISMO; À INFRAERO – ESPAÇOS NOS AEROPORTOS. CONCEDIDO PELA INFRAERO.
2. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA SOBRE A EXTINÇÃO DO VISTO AO TURISTA AMERICANO. EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO.
3. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA SOBRE A REFLEXÃO DA QUALIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO TURISMO NO BRASIL; COM DESDOBRAMENTO JUNTO AO MEC; MTUR E DEMAIS PARCEIROS.
4. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA SOBRE INCENTIVOS FISCAIS PARA O TURISMO EXPORTADOR. FOI INSERIDO NO ÂMBITO DA LEI GERAL DO TURISMO; PORÉM NÃO FOI APROVADO. NO ENTANTO; CONTINUAMOS DEFENDENDO A CAUSA.
5. APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO SOBRE A INFRAESTRUTURA DE PORTOS E AEROPORTOS NOS ESTADOS BRASILEIROS. CONCLUÍDO E ENCAMINHADO AO MINISTÉRIO DO TURISMO.
6. PROPOSTA SOBRE UM OBSERVATÓRIO DA CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO; POR ESTADO. MINISTÉRIO DO TURISMO AINDA NÃO APRESENTOU ENCAMINHAMENTO.
Além destes; apresentamos inúmeros temas de relevância para o crescimento do Fórum. Todavia; nos atemos apenas àqueles que apresentaram resultados imediatos ou que foram abraçados pelos nobres colegas; pelos presidentes do Fórum e; sobretudo; pelos ministros do Turismo que ocuparam a pasta; ao longo desse período; que; com maestria; demonstraram ser o melhor e o maior parceiro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes do Turismo brasileiro.
Por tudo isso; nobres colegas; submeto a minha candidatura; à apreciação de todos para ocupar a Presidência do Fornatur; nas próximas eleições. Quanto à vice-presidência; deixo em aberto; a fim de que aquele colega que sentir desejo de juntar-se a nós; com o propósito de construir um novo momento para o Fórum; sinta-se à vontade. Afinal; vejo em todos vocês a capacidade e o dinamismo de atuar com maestria na condução dos trabalhos desse colegiado.
Agradeço a Deus por tudo e; desde já; quero deixar o meu muito obrigado aos nossos queridos presidentes; Adenáuer Góes; que criou um legado de trabalho e de experiências para todos os membros desse Fórum; ao Marcelo Sáfadi; que verticalizou as ações; permitindo enormes avanços na institucionalização; no diálogo com os parceiros e na unidade desse Colegiado; ao Bismarck Maia e a Nilde Brun; que deram continuidade a tudo já mencionado; demonstrando que esse Fornatur é constituído de pessoas competentes e compromissadas com o que abraçam.
Vamos a luta! O desenvolvimento e o crescimento do turismo brasileiro é de responsabilidade de todos nós. Lembrando sempre que; para eleger o presidente do nosso Fórum; torna-se necessário refletir quanto ao perfil de cada candidato. Geralmente; nosso Fórum elegeu representantes que são assíduos; democráticos atuantes e compromissados com as questões do turismo no Brasil e não de estado ou região.
Oreni Braga