
Depois de registrar um volume de 490 mil brasileiros na França em 2010; com um crescimento de 15% em relação ao ano anterior; a Atout France – Agência Francesa de Desenvolvimento Turístico – estima um crescimento de 20% até dezembro; com a meta ambiciosa de atingir 1;5 milhão de visitantes procedentes do Brasil nos próximos nove anos. Para isso; vem procurando diversificar a oferta de destinos turísticos na França.
O diretor de Comunicação e Marketing; Ricardo Bueno Hida destaca o crescente interesse dos brasileiros pela França. “De fato as perspectivas em relação ao Brasil; especialmente mercados como Rio e São Paulo são animadoras e nossa ideia é investir cada vez mais em promoção junto aos agentes; mídia e público no Brasil”; destacou ele. Já Pamela Fernandes; responsável pela promoção da Atout de France junto ao público destaca a diversidade de produtos e novos destinos divulgados no mercado brasileiro. “Queremos mostrar que a França não é só Paris; Nice ou Monte Carlo. Há muito mais o que se ver”; garante.
Entre as boas novidades está Montpellier; oitava cidade localizada na região Sul da França; que tem no turismo de cultura; esportes e uma tradicional hospitalidade regional seus atrativos maiores. Isso sem falar de suas vinículas já que a pequena cidade com pouco mais de 250 mil habitantes; distante apenas 1h10 de voo de Paris conta também com a maior vinícula da França; a de Languedoc; sem esquecer o clima favorável; com uma média de 300 dias de sol/ano ideal para curtir os 10 quilômetros de litoral.
A gerente de Promoção do Departamento de Turismo de Montpellier; Christine Combet promoveu hoje um almoço para alguns convidados do trade e da mída para divulgar o destino que no ano passado recebeu 55 mil brasileiros. “Iniciamos no ano passado este trabalho de promoção e até então não recebíamos quase brasileiros. A resposta do mercado foi bastante positiva e decidimos voltar com a campanha Montopellier Agora em função dos resultados que foram muito bons. Além do mais o Brasil é considerado mercado prioritário já que não foi afetado pela crise como aconteceu em outros destinos emissores”; lembrou ela.
Na explanação sobre o potencial turístico destacou a programação de verão que inclui concertos; apresentações públicas; espetáculos de ópera. “Além disso os brasileiros têm nos procurado bastante para prática de intercâmbio estudantil já que temos a tradição de escolas e faculdades. Outra particularidade é que temos uma tradição na boa hospitalidade e o povo é bastante acolhedor cativando os turistas que ali chegam”; explica. A divulgação em parceria com a Atout France será realizada amanhã também em São Paulo.
Ricardo Bueno