Meeting
Jair Pasquini, criador do Meeting Brasil

BUENOS AIRES – O Meeting Brasil participa pela quarta vez como expositor da FIT América Latina, mas, para Jair Pasquini, a presença em uma feira vai muito além de ocupar um estande. Criador do evento, ele defendeu durante a 30ª edição da FIT uma mudança na forma como as feiras de turismo se relacionam com profissionais e produtos.

“Feira é um mal necessário. Porque você pode fazer uma promoção, mas se você não é visto, não é lembrado”, afirmou Pasquini. Segundo ele, a FIT vem apresentando evolução na qualidade do público, na presença de expositores internacionais e na programação voltada ao trade.

Feiras precisam ir além de estandes e folheteria

Na avaliação de Pasquini, a capacitação ganhou espaço nas feiras e é fundamental para transformar conhecimento sobre um produto em vendas. Ele citou a programação da FIT, que reúne rodadas de negócios, reuniões e capacitações simultâneas.

“Não dá mais só para tirar pedido. Para vender, tem que conhecer o produto.”

Para o executivo, os eventos também precisam oferecer experiências que aproximem o profissional dos destinos e produtos apresentados. Gastronomia, cultura, religiosidade e outros elementos podem ajudar a criar uma memória sobre o destino e ampliar o interesse do agente de viagens.

“Não é só falar em folhetaria e vídeo. Tem que trazer experiência, tem que trazer a gastronomia, tem que trazer a cultura”, destacou.

Meeting Brasil aposta em experiências para aproximar produtos do trade

É justamente nesse conceito que Pasquini afirma basear o Meeting Brasil. O evento combina reuniões entre fornecedores brasileiros e operadores internacionais, rodadas de negócios com agentes de viagens e capacitações, além de apresentações culturais e experiências sensoriais.

Entre as iniciativas, ele citou ações que trabalham até mesmo com memória olfativa e gastronômica para apresentar características dos destinos. A proposta, segundo Pasquini, é fazer com que o profissional conheça o produto para além das informações comerciais.

O empresário também defendeu que as feiras abertas ao público final ofereçam experiências capazes de despertar o desejo de viajar. Para ele, apenas reunir expositores atrás de balcões e distribuir materiais não é suficiente para um consumidor que busca descobrir o destino antes de decidir pela viagem.

Meeting Brasil amplia programação internacional

Na FIT, Pasquini também apresentou a programação do Meeting Brasil para 2027. No primeiro semestre, o evento passará por Lisboa, Porto e Madri, enquanto a programação latino-americana terá Assunção, Bogotá, Santiago e Córdoba no segundo semestre.

O Meeting Brasil atua atualmente em 14 países e, segundo Pasquini, a estratégia é manter um sistema de rodízio para ampliar a presença internacional sem concentrar a programação em todos os mercados ao mesmo tempo.

O executivo ainda antecipou ao M&E uma novidade prevista para outubro de 2027: uma ação com os 60 melhores operadores internacionais por alguns destinos do Brasil de forma “itinerária”.

*O M&E viaja com Air Canada e proteção GTA