Importantes parcerias e trocas de ideias em ações de divulgação da capital gaúcha em Lisboa; e vice-versa; foram acertadas durante reunião do secretário de Turismo de Porto Alegre; Luiz Fernando Moraes; com o diretor geral e de Promoção do Turismo de Portugal; Antonio Soveral Padeira; e a Coordenadora do Departamento de Assuntos Internacionais do Turismo de Portugal; Catarina Souza Pinto. O encontro ocorreu nesta terça-feira; 31; quando a Secretaria Municipal de Turismo promoveu; na capital portuguesa; o primeiro workshop no mercado europeu previsto no circuito de promoção do destino Porto Alegre.
No encontro; o tema central da reunião foi o novo voo da Tap; trecho Porto Alegre – Lisboa; sem escalas ou conexões; que a companhia aérea portuguesa começa a operar a partir de 12 de junho. Moraes e Padeiras foram unânimes em relação à importância da nova rota internacional e à necessidade de que a parceria entre os dois órgãos governamentais terá que ser bilateral. Moraes destacou que a SMTUR já está empenhada neste trabalho e colocou o órgão a disposição para ajudar a fomentar o turismo entre Brasil e Portugal.
Novo cenário – Padeira reforçou que a proximidade entre as duas cidades faz cada vez mais sentido e colocou a entidade pública à disposição de demandas futuras. Segundo ele; o Sul do Brasil não é um destino comum para os portugueses que até agora optavam pelo nordeste brasileiro; cenário que; acredita; possa mudar. “O turista português tem procurado novas rotas; novos destinos; e o sul do Brasil pode ser uma excelente opção; afinal nós temos praias aqui em Portugal e em toda a Europa. Quem viajar para Porto Alegre vai encontrar atrações diferenciadas e poderá ampliar as férias indo até a Argentina ou Chile; por exemplo”; afirmou o diretor de Turismo de Portugal.
Atualmente 75% dos turistas que chegam a Portugal vêm da Espanha; Itália; Reino Unido e França. A entrada dos turistas brasileiros em Portugal através do novo voo da Tap irá interferir diretamente na economia do país; principalmente pelo fato do poder de consumo da classe média brasileira ter aumentado nos últimos anos.
Luiz Fernando lembrou que no último período a Embratur reforçou a imagem do Brasil com outros países e afirmou que a missão da secretaria agora é “mostrar que existe um outro país; um Brasil que o europeu ainda não conhece”; mas que para isto ocorrer é preciso conhecer como é o público da Europa. Ele também enfatizou as diferentes características de cultura e costumes do Rio Grande do Sul; assim como o clima frio da serra; os patrimônios históricos; a gastronomia típica e o turismo rural que pode ser realizado na própria capital. De acordo com Moraes; uma vez que Porto Alegre passará a ser o hub da Tap no sul do Brasil e porta de entrada para o Mercosul e América Latina; poderá ser construída uma estratégia em conjunto com outros estados da região sul; envolvendo também os países do continente sul-americano.
Roteiros Intergrados – A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS); Rita Vasconcelos; que participa de todas as apresentações do road show na Europa; a iniciativa da Secretaria de Turismo de Porto Alegre é extremamente importante e vai ajudar o turismo no Estado. Ela ressalta que através da Abav todas as agências de turismo do Estado; grandes ou pequenas; estão sendo representadas nos eventos.
Rita considera que a hospitalidade do povo gaúcho e as inúmeras opções de roteiros são um atrativo especial para os europeus. “Porto Alegre é hoje o quarto destino de turismo de negócios no Brasil; mas podemos trabalhar o turismo de saúde ou os roteiros estendidos; ou seja; passar dois dias em Porto Alegre; por exemplo; e ainda conhecer a serra gaúcha. É assim que os brasileiros fazem quando vão para a Europa; passam de dois a três dias em cada local. Podemos oferecer o mesmo para os europeus”; afirmou. Durante os worskshops do road show; Rita apresenta as opções de pacotes para a região sul do Brasil; valores de hotéis; restaurantes entre outras informações sobre o receptivo de Porto Alegre e região.
Os worshops prosseguem hoje; 1º de junho; em Barcelona; e dia 3; em Madri.
Luiz Fernando Moraes com Antonio Soveral Padeira, Catarina Souza Pinto, e Rita Vasconcelo, da Abav-RS (à direita)