Câmbio:

Idiomas:

Parada Gay 2011 também terá pesquisa do Observatório do Turismo

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 08/06/2011 - 15:26

No dia 26 de junho; São Paulo recebe a 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT. De acordo com a organização; no ano passado o evento reuniu mais de três milhões de pessoas na Avenida Paulista.

Segundo o estudo do Observatório do Turismo; núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris); cerca de 400 mil eram não residentes na capital. O estudo mostra  que 60;7% desses visitantes eram homens; 48% tinham entre 18 e 24 anos. A  maior parte dos turistas era formada por brasileiros; vindos do interior e litoral de São Paulo; Distrito Federal; Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre os estrangeiros; as principais procedências eram Estados Unidos; Uruguai; Inglaterra e França. Durante a pesquisa; os participantes ainda revelaram que; entre os motivos da viagem; estão: diversão; curiosidade; militância e prestigio.

O presidente da SPTuris; Caio Luiz de Carvalho; ressalta a importância desse público para o turismo da cidade. “Os principais destinos turísticos do mundo estão interessados neste segmento. São turistas sofisticados; apreciadores da cultura e das compras e os que mais gastam. Para que São Paulo continue sendo lembrada como a metrópole da diversidade; temos investido para atrair cada vez mais nos mais diversos públicos; qualificando profissionais e; principalmente; estimulando a efervescência cultural da cidade”; diz.

Em 2011 o Observatório do Turismo fará um novo levantamento da Parada; que além do diagnóstico de quantos turistas o evento vai atrair e quanto vão deixar na cidade; vai traçar o perfil dos visitantes e do público em geral. A novidade esse ano é que os turistas também serão questionados; e será feita uma análise de mídias sociais – Twitter e Facebook – para todas as ocorrências relacionadas à Parada.  Os resultados devem ficar prontos duas semanas após o evento e servirão como base para projetos estratégicos e ações futuras da SPTuris.

Para divulgar a cidade e o evento; a SPTuris e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes e firmaram uma parceria para realizar mais uma edição do São Paulo Meu Destino; programa que promove a cidade para formadores e multiplicadores de opinião do exterior; como profissionais de turismo e imprensa. O foco da ação será o segmento LGBT; tendo como pano de fundo a parada gay e o que a cidade oferece para este público.

Confira a seguir os detalhes do estudo feito em 2010:

Gênero

Homem: 60;7%

Mulher: 39;3%

Idade

De 18 a 24 anos: 48;8%

De 25 a 29 anos: 17;8%

De 30 a 39 anos: 16;4%

De 40 a 49 anos: 9;7%

De 50 a 59 anos: 5;9%

60 anos ou mais: 1;4%

Renda Mensal

Até 1 SM: 6;8%

De 1 a 3 SM: 27;5%

De 3 a 5 SM: 23;7%

De 5 a 10 SM: 19;1%

De 10 a 15 SM: 11;1%

De 15 a 20 SM: 4;9%

De 20 a 25 SM: 3;2%

Acima de 25 SM: 3;7%

Instrução

Básico: 1;6%

Fundamental: 6;7%

Média: 43;7%

Superior incompleto: 20;5%

Superior completo: 23;7%

Pós-graduado: 3;8%

Ocupação

Assalariado: 39;1%

Funcionário público: 8;9%

Profissional liberal: 6;5%

Autônomo: 16;7%

Estudante: 20;7%

Empresário: 1;9%

Aposentado: 2;7%

Desempregado: 3;5%