No dia 26 de junho; São Paulo recebe a 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT. De acordo com a organização; no ano passado o evento reuniu mais de três milhões de pessoas na Avenida Paulista.
Segundo o estudo do Observatório do Turismo; núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris); cerca de 400 mil eram não residentes na capital. O estudo mostra que 60;7% desses visitantes eram homens; 48% tinham entre 18 e 24 anos. A maior parte dos turistas era formada por brasileiros; vindos do interior e litoral de São Paulo; Distrito Federal; Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre os estrangeiros; as principais procedências eram Estados Unidos; Uruguai; Inglaterra e França. Durante a pesquisa; os participantes ainda revelaram que; entre os motivos da viagem; estão: diversão; curiosidade; militância e prestigio.
O presidente da SPTuris; Caio Luiz de Carvalho; ressalta a importância desse público para o turismo da cidade. “Os principais destinos turísticos do mundo estão interessados neste segmento. São turistas sofisticados; apreciadores da cultura e das compras e os que mais gastam. Para que São Paulo continue sendo lembrada como a metrópole da diversidade; temos investido para atrair cada vez mais nos mais diversos públicos; qualificando profissionais e; principalmente; estimulando a efervescência cultural da cidade”; diz.
Em 2011 o Observatório do Turismo fará um novo levantamento da Parada; que além do diagnóstico de quantos turistas o evento vai atrair e quanto vão deixar na cidade; vai traçar o perfil dos visitantes e do público em geral. A novidade esse ano é que os turistas também serão questionados; e será feita uma análise de mídias sociais – Twitter e Facebook – para todas as ocorrências relacionadas à Parada. Os resultados devem ficar prontos duas semanas após o evento e servirão como base para projetos estratégicos e ações futuras da SPTuris.
Para divulgar a cidade e o evento; a SPTuris e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes e firmaram uma parceria para realizar mais uma edição do São Paulo Meu Destino; programa que promove a cidade para formadores e multiplicadores de opinião do exterior; como profissionais de turismo e imprensa. O foco da ação será o segmento LGBT; tendo como pano de fundo a parada gay e o que a cidade oferece para este público.
Confira a seguir os detalhes do estudo feito em 2010:
Gênero
Homem: 60;7%
Mulher: 39;3%
Idade
De 18 a 24 anos: 48;8%
De 25 a 29 anos: 17;8%
De 30 a 39 anos: 16;4%
De 40 a 49 anos: 9;7%
De 50 a 59 anos: 5;9%
60 anos ou mais: 1;4%
Renda Mensal
Até 1 SM: 6;8%
De 1 a 3 SM: 27;5%
De 3 a 5 SM: 23;7%
De 5 a 10 SM: 19;1%
De 10 a 15 SM: 11;1%
De 15 a 20 SM: 4;9%
De 20 a 25 SM: 3;2%
Acima de 25 SM: 3;7%
Instrução
Básico: 1;6%
Fundamental: 6;7%
Média: 43;7%
Superior incompleto: 20;5%
Superior completo: 23;7%
Pós-graduado: 3;8%
Ocupação
Assalariado: 39;1%
Funcionário público: 8;9%
Profissional liberal: 6;5%
Autônomo: 16;7%
Estudante: 20;7%
Empresário: 1;9%
Aposentado: 2;7%
Desempregado: 3;5%