A Copa do Mundo Fifa de 2014 deve gerar investimentos de R$ 5 bilhões a R$ 6 bilhões em Salvador e em municípios próximos, conforme previsão do Governo da Bahia. A estimativa é de que a capital, uma das 12 cidades-sede da competição, receba cerca de 70 mil turistas estrangeiros durante o evento, além dos visitantes de outros estados, e que mais de 50 mil empregos diretos e indiretos sejam criados até 2014.
Para ajudar as micro e pequenas empresas a aproveitarem as oportunidades criadas até o campeonato, o Sebrae realiza hoje (18/08), em Salvador, o seminário Encontro Sebrae de Negócios – Oportunidades para 2014, do qual participam donos de MPE locais. O seminário tem as presenças de representantes do Sebrae, dos governos estadual e municipal e de grandes empresas.
“O papel do Sebrae é ajudar as micro e pequenas empresas a cumprirem os requisitos para conseguir concretizar os negócios que vão surgir”, afirmou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, José Claudio dos Santos. “É um mundo de oportunidades que se abre em cada cidade”, completou. Durante o seminário, foi apresentado o Mapa de Oportunidades, realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O levantamento aponta mais de 600 possibilidades de negócios que devem surgir na cidade até 2014 em nove setores diferentes da economia.