Câmbio:

Idiomas:

Obras em alguns aeroportos da Copa não ficarão prontas até 2014

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 18/08/2011 - 16:22

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirmou que grande parte dos aeroportos da Copa não ficará pronta até o ano da competição, 2014. De acordo com estudo atualizado, 17 dos 20 maiores aeroportos do país estariam operando acima da capacidade. Segundo Carlos Campos, coordenador do Ipea, a Infraero investiu somente 44% do valor previsto para os aeroportos nos últimos anos. Entretanto, a demanda de passageiros cresceu 10% por ano.

“Os investimentos programados são insuficientes diante do crescimento da demanda”, declarou Campos, durante seminário realizado pelo Tribunal de Contas da União ontem (17/08), do qual também participaram o secretário de Aviação Civil, Wagner Bittencourt e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Se for levar em conta o tempo médio de sete anos para a conclusão de obras de grande porte que o Ipea estabelece, dez dos 13 aeroportos da Copa não estarão prontos até 2014.

A Infraero, por sua vez, afirmou que quase todos os aeroportos da Copa já têm obras e que apenas oito de 26 obras estão em andamento nos 13 aeroportos do Mundial. Além disso, os aeroportos do Rio de Janeiro e de Brasília têm obras nos terminais de passageiros. A construção do terminal provisório de Campinas (SP) e do sistema de pista e pátio de São Gonçalo do Amarante (RN) completam a lista.