A TurisRio quer aumentar o número de empresas turísticas cadastradas no Cadastur. A companhia enviará cartas a estabelecimentos turísticos de diversas cidade fluminenses sobre a importância de aderir ao sistema de cadastramento. A ação começou no em Paraty, onde em julho enviadas 80 cartas convite para todos os hotéis que estão trabalhando de forma ilegal. Desse total, 16 estabelecimentos atenderam o chamado e regularizaram a situação.
Numa segunda ação a TurisRio enviou uma nova correspondência, notificando os empreendimentos que continuam na ilegalidade. Desta vez foram marcadas duas datas para que os responsáveis pelos hotéis possam entrar no sistema: 27/09 e 4/10.
Segundo o diretor de Operações da TurisRio, Marco Aurélio Paes, os funcionários responsáveis pelo Cadastur no Rio de Janeiro serão persistentes a fim de que o estado possa aumentar consideravelmente o número de prestadores de serviços turísticos regularizados.
“Queremos que o estado do Rio de Janeiro seja, em um período muito breve, referência em número de estabelecimentos hoteleiros cadastrados. O trabalho será incessante, não só na capital, como também em todos os municípios do interior. A nossa intenção é promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Rio de Janeiro, o mais rápido
possível”, afirma.
O cadastro é feito pela internet no site do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br), gratuitamente. Com a situação regularizada os hotéis passam a constar do site do MTur, importante fonte de consulta do mercado turístico brasileiro. Além disso, os estabelecimentos passam a ter acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, e participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.
A partir da Lei do Turismo, o cadastro no Ministério do Turismo passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo. Os próximos municípios a serem trabalhados de forma incisiva pela TurisRio serão Resende e Itatiaia.