Ontem (11/10), a maior barreira para a ampliação e modernização das operações do aeroporto de Congonhas (zona sul de SP) foi vencida pela Infraero. Com a demolição dos antigos hangares da Vasp liberada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (Conpresp), Congonhas pode agora construir um acesso à nova torre de controle e ampliar o pátio de aeronaves. A autorização do órgão da prefeitura era necessária porque o aeroporto está, desde 2004, em processo de tombamento.
Em maio, o Conpresp já havia autorizado a demolição de outras estruturas da Vasp. Segundo a Infraero, ainda não há projetos específicos nem data prevista para as modificações nos hangares. Qualquer intervenção precisa primeiro do aval da Anac e da Aeronáutica, além da retirada de todos os bens da massa falida da Vasp.
O órgão também vai proteger o saguão, mas deve sugerir que a escada rolante seja retirada, porque descaracteriza o projeto original. A Infraero pretende fazer outras duas intervenções no terminal: uma na ala norte do embarque (ao lado do check-in da Tam), que deve ganhar mais 30 balcões de check-in; e um acesso do metrô dentro do saguão, para ligá-lo à estação de monotrilho que será erguida no entorno.
O aeroporto de Congonhas foi inaugurado em 1936. Possui elementos de arquitetura art déco e moderna, além de painéis de artistas como Di Cavalcanti e Clóvis Graciano.