A Tam e a Gol informaram que desde ontem decidiram cancelar alguns voos que têm como procedência e destino Buenos Aires e Montevidéu devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue, que afetam a visibilidade. A Gol diz que os voos para a região seguirão cancelados durante todo o dia, até que as cinzas diminuem sobre a região. A Tam já foi confirmou a suspensão dos seguintes voos previstos para segunda: JJ8001 (de Buenos Aires ao Rio de Janeiro), JJ 8045 (De Montevidéu à São Paulo) e JJ 8009(de Buenos Aires à São Paulo).
No Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, cinco voos procedentes ou que tinham como destino Buenos Aires foram cancelados até as 7h. No Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), foram outros cinco voos cancelados para Argentina e mais um para Montevidéu – três deles da Aerolineas Argentinas e três, da TAM, previstos para serem realizados nesta manhã. As aéreas recomendam que os passageiros procurem se informar sobre os voos antes de seguirem para os aeroportos.A Lan não informa em seu site registro de cancelamentos devido às cinzas do Puyehue. O terminal de Bariloche fechou nesta segunda-feira. Além das cinzas, o aeroporto passará por reformas e ficará sem operar até dezembro.
Desde ontem, as atividades do vulcão causaram cancelamentos de voos com origem e destino em Buenos Aires (aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery) e Montevidéu das principais companhias brasileiras, argentinas e uruguaias. Os cancelamentos podem trazer problemas para as delegações da Argentina, Chile e Uruguai que têm previsão de chegada até amanhã para participação na Feira das Américas e Congresso da Abav.
A Tam emitiu nota onde informa sobre a situação dos voos e cancelamentos nesta manhã. Veja o que diz a nota:
“E razão da mudanca no deslocamento da nuvens de cinzas vulcânicas causadas pela erupção do vulcão Puyehue, no sul do Chile, os voos que decolam de e para os aeroportos de Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), na Argentina, serão operados normalmente nesta segunda-feira (17). No entanto, três voos que decolariam nesta manhã do aeroporto de Ezeiza para os aeroportos de Guarulhos e Tom Jobim/Galeão foram cancelados, além de dois voos de e para Assunção (Paraguai), que teriam escala nos aeroportos argentinos. As operações em Montevidéu, no Uruguai, permanecem suspensas. Essa medida é necessária para garantir a segurança de clientes e tripulantes. Como as condições meteorológicas e a atividade do vulcão estão mudando constantemente, a empresa continua analisando as informações disponíveis sobre a densidade e o deslocamento da nuvem de cinzas e continuará avaliando a situação para retomar suas operações normais o mais rapidamente possível.
Os clientes da companhia devem ligar para a Central de Atendimento da TAM antes de se dirigir ao aeroporto para verificar a condição de seus voos ou para remarcá-los. Os números são:
Brasil — 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades)
Argentina — 0 810 333 3333
Chile — 56 2 6767 900
Paraguai — 595 21 659 5000
Uruguai — 000 4019 0223
A Tam está prestando a assistência necessária aos passageiros afetados por esses cancelamentos. Eles serão reacomodados nas próximas opções de voos disponíveis, após a normalização da situação, temporariamente sem cobrança de taxas.