A TAM e a LAN deram início aos trabalhos técnicos e preparatórios de integração, com o objetivo de preparar a futura fusão entre as empresas. A expectativa das companhias é que o LATAM Airlines Group seja criado até o final do primeiro trimestre de 2012, condicionado às aprovações finais das autoridades e à concordância dos acionistas não controladores da TAM e da LAN.
A fusão resultará em um dos dez maiores grupos de empresas aéreas do mundo, oferecendo serviços de transporte de passageiros e carga para mais de 115 destinos em 23 países, com uma frota de mais de 280 aeronaves e quase 50 mil funcionários.
Maurício Rolim Amaro será o presidente do Conselho de Administração da LATAM e Enrique Cueto será o CEO (Chief Executive Officer) da LATAM. Maria Cláudia Amaro continuará como presidente do Conselho de Administração da TAM S/A e será conselheira da LATAM. Marco Antonio Bologna seguirá como CEO da TAM S/A e Ignacio Cueto será o CEO da LAN. Líbano Barroso, que hoje preside a TAM Linhas Aéreas, será o CFO (Chief Financial Officer) da LATAM; as áreas que hoje se reportam a ele passarão a se reportar a Bologna após a criação do grupo. Essa nova estrutura será implementada a partir da efetiva criação da LATAM.
O acordo entre as companhias prevê a gestão compartilhada da LATAM entre seus acionistas controladores, brasileiros e chilenos. Além disso, serão criados quatro comitês de assessoramento ao Conselho da LATAM. São eles: comitê de auditoria e finanças; comitê estratégico; comitê de liderança e pessoas; e comitê de marca, produto e FFP (programa de fidelização de clientes).