Companhia Paraense de Turismo (Paratur) acaba de realizar o Inventário da Oferta Turística. A cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará, foi uma delas. O levantamento foi realizado em parceria com a prefeitura local ao longo deste semestre, com objetivo de atualizar os dados referentes aos serviços prestados, equipamentos existentes, infra-estrutura e outros aspectos relacionados aos segmentos do turismo ofertados no município, permitindo um melhor aproveitamento do potencial turístico da região.
A Paratur já inventariou seis municípios só este ano. “De julho pra cá foram inventariados os municípios de Cametá, São Félix do Xingu, Tucuruí, Breu Branco Canaã dos Carajás e Parauapebas. Informa Leonardo, ao adiantar que ao longo deste mês Barcarena e Abaetetuba também vão ser inventariados.
Segundo Leonardo Conduru, gerente de Infraestura da Paaratur, o inventário turístico é um instrumento importante por que possibilita o conhecimento dos elementos que compõe a oferta turística de um município, como os potenciais naturais, culturais e históricos além de reunir dados sobre a infra-estrutura turística, os serviços, e as potencialidades do mercado.
“Através destes três elementos a gente cria um raio x dos municípios, aquilo que interessa ao gestor municipal, para o empresário, para o pesquisador, para o estudante de turismo, para o cidadão.O inventário acaba se tornado um documento referencial por tudo aquilo que ele vai levantar sobre o turismo no município”, explica Conduru.
Os inventários, que estão em fase de diagramação e organização, além de ficarem disponíveis como referência técnica para o Estado balizando as políticas de investimento no turismo também são entregues aos municípios pesquisados.