Câmbio:

Idiomas:

Governo recua e permite participação de aéreas em leilão

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 15/12/2011 - 10:26

Para evitar que administradores aeroportuários de peso ficassem fora da disputa, às vésperas de lançar o edital de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos, o governo decidiu elevar a participação das companhias aéreas no leilão de 1% para 2%. Entre as grandes empresas está a alemã Fraport, da qual a Lufthansa tem participação.

Ainda que o Tribunal de Contas da União (TCU) tenha sugerido uma menor participação da Infraero, o governo federal entende que essa decisão é prerrogativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e vai manter a participação da estatal em 49% nos três aeroportos. O intuito seria permitir que parte dos lucros dos novos terminais seja passada ao governo, que distribuiria os recursos entre os aeroportos regionais.

O governo vai exigir que todo consórcio tenha um administrador aeroportuário experiente, com a gestão de pelo menos 5 milhões de passageiros por ano. No início, havia intenção de permitir ao vencedor contratar o administrador aeroportuário posteriormente. Porém, o Executivo quer maior comprometimento dos futuros administradores no dia a dia dos três terminais, que respondem por 30% do tráfego do país.

Também será possível que funcionários da Infraero entrem no negócio, comprando uma pequena participação na empresa. Entretanto, é indicado aguardar a realização do leilão, já que o valor do ágio pode subir, inviabilizando a participação dos funcionários.

O edital deve ser publicado ainda hoje (15/12).