Ouvir os sons do universo, tocar em um meteorito de verdade e conhecer as aventuras de grandes nomes da história durante uma escalada, são algumas das atrações do Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Com mais de 250 instalações didáticas e interativas que complementam as aulas de ciências, física, química e biologia, o espaço tem chamado a atenção não apenas de estudantes do estado de São Paulo, mas também de alunos e professores de todas as regiões do país. Só em 2011, das quase 270 mil pessoas que agendaram visita ao Catavento, cerca de 5 mil vieram de 16 estados brasileiros, o que contribuiu para a média diária de duas mil visitas.
Dividido em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, o Catavento foi inaugurado em março de 2009 e é hoje um dos museus mais visitados da capital paulista. Entre todas as atrações, distribuídas em 4 mil metros quadrados, também é possível conferir aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e a sala do Corpo Humano recentemente inaugurada, que utiliza vídeos, maquetes e animações para mostrar o funcionamento de quatro sistemas humanos.
No acervo também é possível conferir as atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.