A Cartilha de Regionalização do Turismo, lançada no final de 2011 e criada em texto e arte pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, tornou-se referência para o setor turístico na região Nordeste. Na manhã de hoje (12), a Secretaria de Estado de Turismo da Paraíba solicitou a permissão da Setur-AL para utilizar os métodos e critérios de avaliação dos municípios turísticos dispostos no documento.
Para Renato Lôbo, diretor de Marketing da Setur-AL, a referência de Alagoas é a consequência do trabalho focado, organizado e bem estruturado realizado pela Secretaria de Turismo.
Cartilha – Considerada um documento didático, ilustrativo e contribuinte na classificação dos municípios turísticos para comercialização do destino, os critérios pontuarão em quatro níveis os municípios do Estado. “Daí nós teremos, por exemplo, condições de atender e apoiar os mesmos de acordo com seu nível de amadurecimento para o mercado de turismo”, explicou Renato Lôbo, diretor de Marketing.
Por escala, o município que obtiver maiores pontos será direcionada a atenção de promoção internacional, se for mediano será promoção nacional, e nos demais será promoção regional. “Quem não estiver maduro, primeiro terá que se organizar para que no futuro possa ser uma experiência para quem visita o lugar”, afirmou Lôbo.