Enquanto o Visa Waiver (VW) não vem para o Brasil, devem aumentar a capacidade de processamento de vistos para brasileiros em 40% nos próximos 12 meses, com o que foi anunciado hoje (19/01) pelo Presidente Obama, em Orlando, Flórida. A ordem executiva divulgada pela Casa Branca pediu aos ministérios envolvidos para que preparem um plano em 60 dias que assegure que “80% das solicitações de vistos sejam atendidas em até três semanas” nesses dois países, salvo exceções que envolvam a segurança do país. Outro ponto importante é a possibilidade de vídeo conferência, ainda em programa piloto, que facilitará os brasileiros que não moram no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife que por isso necessitam viajar para entrevista no Consulado.
“Nós esperamos que isto beneficie milhares de aplicantes no Brasil e na China, fazendo-os economizar dinheiro e estimulando-os a, mais uma vez, escolher os Estados Unidos como destino de viagem. No entanto, dado que a segurança nacional continua sendo nossa prioridade, pessoas identificadas como de alto risco permanecem sujeitas a novas entrevistas”, diz comunicado no site do Departamento de Estado norte-americano, que não especifica, entretanto, a data em que o programa entra em vigor.
De acordo com um comunicado da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, o país precisa de estratégia nacional para tornar os Estados Unidos um dos destinos mais procurados do mundo como parte de um esforço para estimular a criação de emprego. O número de viajantes provenientes de economias emergentes com crescente classe média – como China, Brasil e Índia – está projetado para crescer 135%, 274% e 50% respectivamente em 2016 quando comparado a 2010. Por isso, os EUA divulgou um projeto de ações.
Segundo a US Travel, o Brasil segue sendo TOP priority não somente para a US Travel, que seguira fazendo todo o lobby necessario para incluir o Brasil no VWP, mas também para a administração federal que reconhece a importância do mercado Brasileiro.