Mari Masgrau, do M&E apresenta publicações a Adriana Martins, Christian Tänzler, do Visit Berlin e Olivia Divjak, do Turismo de Viena Depois do Rio de Janeiro, os representantes do Visit Berlin e Turismo de Viena, Christian Tänzler e Olivia Divjak, desembarcaram nesta terça-feira (24/04) em São Paulo para apresentar os números e programação das cidades ao mercado brasileiro. “Acreditamos muito no potencial do Brasil. É o segundo ano consecutivo que realizamos essa ação integrada no país e dessa vez incluímos visitas ao Rio de Janeiro, Porto Alegre e Nova Hamburgo”, afirmaram Tänzler e Olivia , em visita nesta manhã a sede do MERCADO&EVENTOS / FOLHA DO TURISMO. Eles estavam acompanhados por Adriana Martins, assessora dos destinos no Brasil, e foram recebidos por Mari Masgrau, diretora geral em São Paulo do M&E. Eles seguem para as cidades do sul do Brasil nos dias 25 e 26 de abril. A ideia é incentivar a comercialização de operadores de roteiros integrados. Em agosto, inclusive, está programado um famtour para visita e connhecimento das atrações dos destinos.
O turista brasileiro é o visitante com o maior tempo de permanência em Berlim (Alemanha). Enquanto, os turistas europeus e americanos ficam dois dias, os brasileiros permanecem, no mínimo, três dias. “Em termos de despesas, observamos que o público brasileiro gasta 200 euros por dia. Quando consideramos os visitantes à negócios, esse número sobe para 300 euros”, destacou Christian Tänzler. Um cenário bem similar é visto em Viena (Áustria). O brasileiro gasta por dia 263 euros. Em 2011, Viena contabilizou a marca de 34.700 visitantes do Brasil. Eles foram responsáveis por 80.200 pernoites. Somente no período de janeiro a março deste ano, o destino austríaco aumentou em 59% a presença de brasileiros. “Acreditamos que esse número continuará em ritmo acelerado”, comentou Olivia. Berlim, por sua vez, registrou a entrada de exatamente 51.127 turistas brasileiros, o que correspondeu a geração de mais de 150 mil pernoites. “Para 2012, prevemos aumentar em até 25% esse índice”, acrescentou Tänzler.
A partir deste ano, o mercado brasileiro já pode contar com uma nova infraestrutura turística nas duas cidades. No dia 3 de junho, a capital alemã inaugura seu novo aeroporto. Com capacidade para movimentar 22 milhões de passageiros, o aeroporto servirá como hub para destinos do leste europeu como Polônia, Rússia e Escandinávia, além de Viena. Serão atendidos 150 destinos dentro da Europa. “O aeroporto fornecerá ainda conexão para trens rápidos e uma ciclovia com 30 quilômetros. Companhias aéreas como Lufthansa e Air Belim implementarão tarifas especiais para estimular o tráfego”, comentou o representante do Visit Berlin. Serão ofertados uma média de 10 voos por dia entre Berlim e Viena. O trajeto dura apenas uma hora.
Na área de hotelaria, Berlim conta com 125 mil leitos e a previsão é ampliar para mais cinco mil nos próximos dois anos. “Nesse período, teremos um total de 23 hotéis cinco estrelas”, ressaltou. Viena também investe em sua área aeroportuária. Um novo terminal de passageiros está sendo construído na cidade e a proposta é dobrar sua capacidade. “Queremos ser um importante hub para o leste da Europa”, disse Olivia Divjak. Hoje, o destino tem 56 mil leitos e 415 hotéis. Recentemente foi inaugurado um novo empreendimento voltado ao segmento de luxo. “Nos próximos meses, estão programadas ainda as aberturas de um hotel boutique perto do centro de Viena e uma unidade do Ritz Carlton”, comentou.