A NYC & Company, órgão oficial de turismo da cidade de Nova York, anunciou hoje que Nova York estabeleceu uma nova meta: gerar US$ 70 bilhões em impacto econômico de viagens e turismo para a cidade até 2015. Os planos incluem a nova meta de visitação de 55 milhões de visitantes neste mesmo período, para o que a NYC & Company continuará a expandir seus esforços com foco especial em atrair visitantes internacionais, que respondem por 50% da despesa turística direta.
Com base em novas estratégias e programas, a cidade estima que, além de aumentar seu impacto econômico nos cinco distritos [Manhattan, Bronx, Brooklyn, Queens e Staten Island], a indústria do turismo também contribuirá com US$ 45 bilhões em gastos diretos para a cidade e adicionará 30 mil novos empregos para os trabalhadores da cidade em 2015, elevando o número de profissionais do turismo para mais de 350 mil empregos nos cinco bairros. Em 2011, a cidade de Nova York atingiu e superou, um ano antes do previsto, a meta estipulada de atrair 50 milhões de visitantes até 2012, fato ocorrido pela primeira vez na história da cidade. A conferência de imprensa desta terça-feira, 24/04, foi realizada na International Pow Wow, em Los Angeles, pelo CEO da NYC & Company e vice-presidente da marca USA, George Fertitta, na mesma semana em que a marca USA anunciou uma nova campanha de marketing internacional para impulsionar as viagens para os Estados Unidos.
As novas estimativas de gastos e impacto econômico são baseadas em esforços agressivos da cidade para atrair mercados emergentes internacionais e novos públicos de visitantes, incluindo jovens, LGBT e famílias. À medida que as questões econômicas impactam mercados tradicionais como a Europa, a NYC & Company continua a investir nestes mercados mas passa também a desenvolver iniciativas em mercados novos e emergentes em todo o mundo, particularmente na América Latina, China e Índia. A cota de visitantes estrangeiros em Nova York vem crescendo e passou de 28% para quase 33% nos últimos cinco anos, sendo que cada ponto porcentual corresponde a aproximadamente US$ 600 milhões em gastos diretos.
Em 2011, Nova York atraiu um recorde estimado em 50,5 milhões de visitantes, que geraram mais de US$ 48 bilhões em impacto econômico. No início do ano, o prefeito Bloomberg definiu uma nova meta para acolher 55 milhões de visitantes anuais até 2015. Além disso, Nova York mantém sua posição como o destino mais popular dos Estados Unidos para os visitantes internacionais, porta de entrada número 1 do país e cidade em que são feitos os maiores gastos de turistas em solo norte-americano. A cidade também mantém a maior fatia de viagens ao exterior para os Estados Unidos, aproximadamente 33%.
“O anúncio de hoje é outro lembrete do importante papel desempenhado pelo turismo na cidade de Nova York”, disse o prefeito Michael R. Bloomberg. “Cada visitante que vem à nossa cidade e cada dólar gasto são altamente importantes para a nossa economia. Depois de atingir um marco de 50 milhões de visitantes no ano passado e de definir a meta de atrair 55 milhões de visitantes em 2015, é ótimo ver a indústria se preparando para chegar a novas alturas.”
Para o vice-prefeito de Desenvolvimento Econômico, Robert K. Steel, ao longo dos últimos anos, nenhuma indústria tem sido mais vital para a cidade de Nova York do que o turismo. “O turismo já suporta 320 mil postos de trabalho, e este incrível aumento nos gastos dos visitantes é esperado para adicionar 30 mil empregos nos próximos três anos. Quinta maior indústria da cidade, o turismo – diante de seu ressurgimento, impulsionado pela NYC & Company – continuará a desempenhar um papel vital na saúde econômica da cidade ao longo dos próximos anos.”
Mais informações: www.nycgo.com
Larissa D`Almeida