Operadores do Grupo Abreu estão em Manaus, desde o dia 28 de abril, a convite do Governo do Estado, com o objetivo de conhecer os atrativos da região. A vinda do grupo é resultado das ações da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) no mercado europeu, sobretudo em Portugal.
O Amazonas foi o estado anfitrião da Bolsa de Turismo de Lisboa (que ocorreu de 28 de fevereiro a 04 de março) e recebeu no espaço do Brasil o Primeiro Ministro de Portugal, acompanhado do Embaixador do Brasil naquele País, Mário Vilalva. Na ocasião, as autoridades foram recepcionadas por artistas amazonenses que apresentaram um show sobre a manifestação folclórica de Parintins.
A Presidente da Amazonastur, Oreni Braga, disse que a vinda desses operadores ao Estado representa um ganho importante para o mercado local. “Isso nos mostra que eles estão interessados em ‘vender’ o Amazonas para seus clientes. Viram o trabalho do governo durante a BTL e vieram agora conhecer de perto os nossos atrativos e produtos”, afirmou.
Oreni disse ainda que “o foco maior da realização desta ação, além de mostrar os atrativos naturais e a infraestrutura dos serviços e produtos turísticos locais, é dar continuidade às articulações para viabilizar um voo, ou uma rota, ligando Lisboa à Manaus, criando uma alternativa de entrada e saída para o público português e europeu pela Região Norte do Brasil.”
Durante a estada dos operadores portugueses em Manaus, eles conheceram todas as atividades turísticas que são desenvolvidas na região, entre elas: focagem de jacaré, pesca de piranha, casa dos ribeirinhos e a comunidades indígenas, além dos tradicionais passeios no Encontro das Águas e no Arquipélago de Anavilhanas. Além disso, participaram de city tour em Manaus e se deslocaram até o município de Rio Preto da Eva para conhecer Amazônia Golf Resort, um dos principais empreendimentos hoteleiros daquele município.
Oreni Braga informou ainda que para o Festival de Parintins desse ano já estão agendados operadores de turismo, agentes de viagem e jornalistas especializados, nacionais e internacionais, os quais divulgam o Festival durante todo o ano, em seus países, após conhecer a grandeza do evento.
Fernanda Lutfi