O governo do Estado de Pernambuco, a EcoNoronha, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade uniram esforços para o Projeto Eco Educar por Noronha. A ação acontecerá a partir desta quinta-feira , dia 21, às 14h no aeroporto da ilha. Na iniciativa o turista que chegar terá uma surpresa já na sala de desembarque, onde um vídeo sobre a ilha será transmitido em duas TVs de 42’’ que estarão posicionadas próximas à esteira das bagagens.
No vídeo, o mascote da ação, a mabúia (pequeno lagarto exclusivo da região) passa dicas ao turista sobre o que pode ou não ser feito na ilha. O principal objetivo é a conscientização do visitante. “Por mais que não seja novidade, é sempre muito importante frisar estas questões, pois o turista precisa ter consciência do que é estar em uma unidade de conservação”, afirma Pablo Mórbis, gerente da EcoNoronha.
Além do vídeo, os visitantes também receberão do próprio mascote da campanha, um kit com uma sacola biodegradável para ser usada como lixeira nos passeios e folders explicativos com as dicas de bem agir na ilha, bem como sobre o trabalho de melhoria que está sendo realizado pela EcoNoronha dentro do Parque Nacional.
Para Luciana Carvalho, coordenadora de Ecoturismo do governo de Pernambuco, a parceria com a EcoNoronha foi fundamental para o projeto. “Estamos buscando cada vez mais parceiros e estamos alinhados com a proposta da EcoNoronha de valorização do Parque Nacional. Estamos acompanhando as obras de melhorias, que irão gerar muito mais organização, conforto e segurança para o visitante. É um trabalho em conjunto”, destaca.
O projeto Eco Educar por Noronha será permanente. Além do gerente da EcoNoronha, Pablo Mórbis, estarão presentes no lançamento da iniciativa o administrador geral de Fernando de Noronha, Romeu Baptista; o chefe do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Ricardo Araújo e membros do conselho de turismo da ilha.
Filipe Cerolim