Aproveitando a programação do 23º Prêmio da Música Brasileira itinerante, realizado na quarta-feira, (20) no arraial da Lagoa, a equipe da SETUR/MA intensificou a Campanha, “São João sem Exploração”, deflagrada na ultima sexta-feira, dia 15, em São Luís e nos municípios turísticos do estado.
A ação conta com o engajamento de técnicos da Setur que promovem blitz educativas com distribuição de panfletos, leques e cartazes nos arraiais e vivas montados na capital além de postos de informações turísticas e meios de hospedagens.
A estudante Soledad de Andrade, visitante de Pernambuco, disse ser importante o movimento que está sendo feito, visto a importância de denunciar práticas como esta. “É inadmissível conviver com crimes dessa natureza, portanto é preciso sim denunciar e colaborar com campanhas de conscientização que assegurem a integridade de crianças e adolescentes”, enfatiza.
De acordo com o Secretário de Turismo, Jura Filho, a campanha deve continuar até o fim do perído junino, “A campanha segue na capital e nos municipios turísticos até dia 06 de julho. Depois da data vamos começar outra ação, “Férias segura” que visa a segurança de nossas crianças e adolescentes durante o período”, explica.
Durante todo o ano, a Setur trabalha de forma preventiva, campanhas de alerta, para que a atividade turística se mantenha distante de ações criminosas e exploratórias contra crianças e adolescentes nas principais festas e eventos do calendário do estado.
As denúncias de exploração podem ser feitas através do Disque 100, programa criado em maio de 2003 para facilitar a denúncia de atos de agressão contra crianças e adolescentes.
Filipe Cerolim