Câmbio:

Idiomas:

Sala de Cultura Leia Diniz celebra um ano em Niterói

​A Sala de Cultura Leila Diniz celebrou aniversário de um ano com a primeira apresentação do grupo Sargento Pimenta em Niterói, a roda de samba da banda Tempero Carioca e uma mostra de cinema. Nos dois dias de festa, realizados em 2 e 3 de julho, o espaço cultural da Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro proporcionou ao público uma programação de qualidade, variada e gratuita. Neste primeiro ano, aconteceram 25 eventos, beneficiando dezenas de artistas e recebendo um público de mais de 1,5 mil pessoas. 


As canções da banda de rock mais popular do mundo e a alegria do carnaval tomaram conta da Rua Heitor Carrilho, quase em frente à Sala de Cultura, no primeiro dia de comemoração. O público se divertiu ao som do Sargento Pimenta, que executou arranjos inéditos, preparados especialmente para a apresentação na abertura das olimpíadas de Londres.

No segundo dia de comemorações, a Sala de Cultura Leila Diniz recebeu o grupo Tempero Carioca.  O repertório incluiu sucessos de Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, Noel Rosa entre outros sambistas brasileiros. 

O primeiro dia de comemorações do aniversário da Sala de Cultura Leila Diniz foi iniciado com uma mostra de filmes escola de vanguarda francesa ‘Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains’ (Estúdio Nacional de Artes Contemporâneas, em tradução livre), concomitante a uma palestra sobre cinema experimental, ministrada pela professora de cinema da Universidade Federal Fluminense Aída Marques. Os curta-metragens apresentados foram parte da exposição “Era uma vez…”, que esteve presente no Oi Futuro do Flamengo e nos morros da Maré, Vidigal e Alemão. 

Inaugurada no aniversário de 80 anos do Diário Oficial, a Sala de Cultura Leila Diniz oferece espaço sem custos para os artistas. As instalações foram projetadas para receber diferentes tipos de atividades, desde exposição até coral. Entre concertos de música clássica e popular, números de dança, encenações de peças, lançamentos de livros e exposições de artes plásticas. Todos os eventos realizados contemplaram gratuitamente produtores culturais e artistas que normalmente enfrentam dificuldade de acesso aos espaços tradicionais do grande circuito.

Filipe Cerolim

Tópicos relacionados