Uma pesquisa realizada pela Belta (Associação Brasileira de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais) traçou um perfil do brasileiro que realiza cursos no exterior. A faixa etária mais comum está entre 18 e 30 anos, representando cerca de 70% do mercado. Em seguida aparecem os adolescentes até 17 anos, com 20%, e estudantes com mais de 30 anos têm 10% do segmento.
Quase metade das agências que participaram da pesquisa, 49%, registrou um equilíbrio entre homens e mulheres no envio de estudantes ao exterior. Já em 26% das empresas, o sexo feminino foi o que mais viajou e 19% registrou maior número do sexo masculino.
Em relação à classe social, 95% das agências registraram atendimento às classes A e B e cerca de 75% tiveram clientes da classe C. Entre todas as empresas que estiveram na pesquisa, cerca de 10% garantiu que a classe C representou mais da metade das vendas em 2011, comprovando a ascensão da nova classe média brasileira.
Os países mais procurados em 2011 foram Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, tendo os cursos de idioma como principal produto do segmento.
Filipe Cerolim