O Parque Gaúcho de Gramado abriu, nesta sexta-feira (17/08), seu novo espaço temático interativo: a Cidade dos Gaúchos. O governador Tarso Genro acendeu a chama do Fogo de Chão Alairton José Gomes e deu vida ao novo atrativo do empreendimento. O atrativo promove um resgate histórico ao apresentar os principais tipos de habitação do interior do pampa no século 18. Após o acendimento da chama, os músicos Joca Martins, Juliana Spanevello e Negrinho Martins prestaram uma homenagem musical. Com roupas de época, os integrantes do grupo Guapos do Itapuí povoaram a vila numa bela uma representação artística.
Segundo a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, a inauguração da Cidade dos Gaúchos é um momento importante para o município. “O Parque Gaúcho resgata a história e a cultura. O atrativo é fundamental para Gramado”, disse Rosa Helena. Para o governador Tarso Genro, o empreendimento turístico traz uma nova identidade para Gramado. “O Parque Gaúcho é um empreendimento privado com densidade pública. Não existia um empreendimento de volume com essa presença”, afirmou o governador.
Na Cidade dos Gaúchos foram reconstituídas uma tolderia de couro usada como habitação pelos índios pampeanos, uma oca de capim santa fé dos índios guaranis, uma capela de pedra, que representa a presença dos europeus no pampa, a estância cimarrona, feita em torrão com telhado de capim santa fé, o bolicho de campanha e o fogo de chão, onde serão contadas as lendas gaúchas.
Além de resgatar as moradias dos primeiros habitantes do Pampa, o novo espaço apresenta os usos e costumes do povo da época. A comunidade local e os milhões de turistas que visitam gramado poderão interagir e vivenciar a verdadeira história do gaúcho desde a rotina de trabalho até as atividades de lazer, como os jogos de truco, osso, ferradura e bocha.
Fernanda Lutfi