
A quarta edição do Showcase Canada Brazil não é apenas composta por reuniões de negócios. Os 26 fornecedores canadenses – entre órgãos de turismo, hotéis e empresas de receptivo – e as 43 operadoras brasileiras cadastradas para o evento participaram nesta segunda-feira (20/08) em São Paulo de uma sessão de palestras. “Essa é a grande evolução do showcase. Em nosso primeiro ano, por exemplo, recebemos um total de 34 participantes brasileiros e canadenses. As operadoras nacionais estão interessadas em vender o Canadá e as instituições canadenses querem, cada vez mais, atrair o mercado brasileiro para seus destinos”, afirmou Sheila Nassar, diretora responsável da Comissão Canadense de Turismo no Brasil, ao MERCADO&EVENTOS. A rodada de negócios acontece nesta terça-feira (21/08). A executiva revelou que a comercialização de roteiros turísticos para o Canadá tem crescido não apenas em São Paulo, mas em cidades como Curitiba. Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Paraíba e Goiânia.
Entre os destinos mais vendidos no mercado brasileiro estão: Ontário, Quebec, British Columbia e Alberta. “Os brasileiros são os melhores viajantes em permanência no Canadá. Observamos uma evolução desde 1996. Naquela época, os turistas do Brasil ficavam em média oito dias. Hoje, esse número saltou para 21 dias e com um gasto de US$ 1.800”, destacou Charles Mckee, vice-presidente de marketing e vendas internacionais da CCT. Ele citou, no entanto, que a obrigatoriedade do visto e a pouca oferta de voos diretos ainda constituem em obstáculos para o crescimento maia acelerado do turismo brasileiro em território canadense.
Mesmmo diante dessas adversidades, a CTC registrou em 2011 um crescimento de 5% em fluxo turístico. Ao todo, 74 mil brasileiros visitaram o Canadá. Em 2010, esse índice alcançou a marca de 16%. “Nos últimos cinco anos, conseguimos manter um um crescimento entre 10% e 15%. Isso demonstra que temos condições de competir em busca desse visitante”, explicou McKee. Nos primeiros cinco meses deste ano, os visitantes brasileiros representaram 27.600 pernoites no Canadá, o que corresponde a um acréscimo de 9,5% em relação ao mesmo período de 2011.
Para seguir nesse ritmo, a CTC disponibiliza, durante o 4º Showcase Canada Brazil, a nova Coleção de Experiências Únicas Canadenses. O material reúne 23 experiências de viagem no Canadá capazes de despertar a atenção do mercado brasileiro. Entre elas estão: Rocky Mountainner, Mergulho nas Quedas, Passeio pelos naufrágios nas 1.000 ilhas, Carnaval de Inverno no Quebec e Explorando a Costa de Charlevoix de Trem. “O Canadá ainda é o sétimo a ser lembrado pelo turista brasileiro, ficando atrás de Estados Unidos e países da Europa. Com essa nova coleção, revelamos nossos melhores atrativos com condições de atender as expectativas do Brasil”, disse o vice-presidente, lembrando que essa publicação contou com a consultoria das operadoras filiadas a Braztoa. Atualmente, 43 operadoras brasileiras vendem os produtos do Canadá. Esse número é 25% maior quando comparado ao ano de 2009.
O Brasil receberá este ano um total de CAD 1,7 milhão para ações promocionais. “Temos dois famtrips programados para o trade brasileiro. Levaremos de oito a 13 gerentes de produtos de operadoras. A primeira viagem será para Toronto e acontece no dia 1º de setembro. Já em meados de setembro, levaremos profissionais para o Quebec”, adiantou Sheila Nassar. A diretora mantém ainda o programa de especialistas no destino. Somente neste ano, já foram capacitadas 700 pessoas em cursos presenciais e 429 passam por um treinamento online. Ao todo, 192 agentes de viagens integram a lista dos vendedores especialistas em Canadá. A Comissão vai promover, em parceria com o Consulado Canadense, uma feira para apresentar os serviços de intercâmbio no Canadá. A feira será realizada em São Paulo, Bahia e Recife em setembro. “Em todas essas edições, vamos sortear uma viagem para o Canadá”, disse.
Leila Melo