Na contramão do mercado, o o Hotel Urbano – portal especializado em venda de diárias de hotéis, fugiu da rotina do mercado e, agora, parte de online para as lojas de rua. o portal Urbano investiu R$ 1,8 milhões para abrir duas lojas no Rio de Janeiro. No modelo off-line, as lojas estarão localizadas em shoppings, a primeira no New York City Center e, a segunda, no Park Shopping, em Campo Grande.
“O foco de crescimento [das lojas de rua] será nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e mais três capitais do Nordeste, totalizando 14 lojas até o fim de 2014”, diz o sócio-diretor do Hotel Urbano, José Eduardo Mendes. Segundo o executivo, antes de projetar as vendas off-line, a previsão de faturamento era de R$ 240 milhões em 2012. “Estamos prevendo mais R$ 14 milhões por loja este ano”, afirma.
Inovação – De acordo com Mendes, a abertura dos lojas é para conquistar o público que ainda não compra na internet. “Temos ciência de que existe este mito ainda no Brasil”, comenta. O executivo diz que tablets estarão espalhados pela loja e funcionários mostrarão aos clientes como se faz uma reserva de hotel no site, e porteriormente, o pagamento. A loja de rua não terá caixa nem movimentação financeira, será feito tudo via web.
Previsão – No primeiro ano, a previsão de faturamento é otimista. Mendes acredita que a loja de rua tem capacidade de responder por cerca de 20% das vendas do Hotel Urbano. Hoje a OTA conta com mais de 4 mil hotéis nacionais e 200 internacionais, e motor de busca aérea. “Queremos até o final do ano disponibilizar a ferramenta para cruzeiros e, em 2013, lançar a locação de veículos.
Luciao Palumbo