De acordo com Maurício Irigoitía, secretário de Política Interna do Instituto Fueguino de Turismo e Dario Urruty, gerente de desenvolvimento da agência Ushuaia Bureau, os turistas brasileiros são os que mais visitam a região da Terra do Fogo e Ushuaia, na Argentina.
De acordo com eles, em 2011, 24 mil brasileiros foram até a região ao sul da Argentina. Entre julho e agosto, alta temporada do inverno na região, oito mil turistas saíram do Brasil.
“O principal estado exportador de turistas para a região da Terra do Fogo e Ushuaia é São Paulo. Dos turistas que vêm, 60% saem deste brasileiro. Os outros estados que também contam com muitos visitantes são Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nesta ordem”, contou Dario.
Ele comentou que em 2011 foram realizados voos charteres entre São Paulo e Ushuaia. “Em 2011, somente no mês de julho, realizamos quatro charteres entre São Paulo e Ushuaia, passando por Buenos Aires. São quase 250 pessoas a cada visita, ou seja, em um mês chega-se a mil turistas somente nesse sistema”.
Maurício destacou que os brasileiros procuram na Argentina durante o inverno uma estação de esqui com mais atrativos. “É possível, além de esquiar, realizar passeios ao ar livre. Não contamos apenas com as montanhas, temos os lagos e outras atrações que o turista consegue visitar com mais calma, pois há muitas opções próximas”, disse.
Ele destacou ainda outro motivo pela grande procura. “Somos a única porta de entrada da Antártica na América Latina, assim muitos acabam vindo para cá para posteriormente visitares essa região que exerce fascínio”, explicou.
Filipe Cerolim, de Punta Arenas (Chile)