O Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha anuncia novidades na sua estrutura realizadas pela EcoNoronha. O Parnamar foi modernizado para melhor atender aos visitantes, com trilhas, mirantes, lanchonetes, sanitários, duchas, entre outros. Foram quase dois anos de planejamento e execução para que as obras fossem entregues no prazo.
“Fizemos questão de entregar a primeira parte das obras aos turistas e moradores da ilha no dia do aniversário do parque, que completou 24 anos de criação em 14 de setembro”, conta Pablo Mórbis, gerente da EcoNoronha.
Esta primeira fase compreende a entrega das Trilhas do Golfinho, do Mirante Dois Irmãos, do Sancho, bem como o primeiro Posto de Informação e Controle (PIC) do Golfinho Sancho. O investimento previsto até 2013 é de R$ 10 milhões.
São mais de 2.558 m² de trilhas suspensas e 1.609 m² de mirantes que irão promover maior conforto e segurança aos turistas. Nos Pic’s será ofertada uma estrutura de atendimento ao turista com estacionamento, sanitários, duchas, lanchonete, loja de lembranças, locação de bicicleta, guarda-volumes e área de descanso.
As obras dos Postos de Informação e Controle das praias do Leão e do Sueste serão entregues até o final deste ano. Todos os materiais utilizados nas obras são ecologicamente sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental. Dentre os materiais está sendo utilizada a madeira biossintética, desenvolvida a partir de plástico reciclado. Dessa forma, o parque é o primeiro do Brasil a utilizar em sua totalidade esse tipo de material.
Filipe Cerolim