Câmbio:

Idiomas:

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit retomam promoção turística no Brasil

Foto de Equipe Mercado & Eventos

Equipe Mercado & Eventos

Publicado - 30/10/2012 - 13:52

Guillermo Ochoa, diretor geral da OCV Puerto Vallarta
Guillermo Ochoa, diretor geral da OCV Puerto Vallarta

O mercado brasileiro ainda corresponde a uma pequena parcela dos turistas internacionais que visitam Riviera Nayarit (México). No entanto, esse cenário tende a mudar em breve com uma ação mais intensa do destino mexicano no país. “Em 2011, recebemos cerca de 2.000 brasileiros, o que representou um aumento de 60% em relação ao ano anterior. O Brasil ainda não conhece a Riviera Nayarit como deveria. É um destino de luxo, sendo a segunda cidade do México com mais hotéis com o certificado Virtuoso”, destacou Marc Murphy, diretor geral da Riviera Nayarit Convention and Visitors Bureau, ao MERCADO&EVENTOS. A meta é triplicar o fluxo de visitantes brasileiros em 2013 a partir de um treinamento constante do trade de turismo local. A primeira capacitação aconteceu na semana passada no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (30/10) foi a vez ds agentes de viagens paulistas conhecerem os atrativos de Riviera Nayarit. Mais de 70 profissionais participaram.

Embora muitas operadoras brasileiras já comercializem pacotes para Riviera Nayarit, a proposta, de acordo com Murphy, é atrair um público de alto padrão. Para isso, um viagem de experiência para esses profissionais está programada para a semana de 13 de novembro. Riveira Nayarit está a 10 minutos ao norte do aeroporto internacional de Puerto Vallarta e reúne uma costa com 308 km no mar do pacífico e nove empreendimentos AAA. O grupo Grand Palladium, por exemplo, investiu nos últimos anos mais de US$ 15 milhões para a renovação de seus resorts. “Para o ano que vem, a rede espanhola Iberostar inaugura um novo empreendimento de categoria super luxo”, acrescentou Richard Zarkin, gerente de relações públicas da Riviera Nayarit Convention and Visitors Bureau. O destino conta, atualmente, com 14 mil leitos. Desse total, 70% estão situados em hotéis quatro estrelas.

Também no ano que vem, Riviera Nayarit ganha uma academia de golfe sob a marca Jack Nicoklaus. Ao todo, o destino apresenta seis campos de golfe e spas de alto luxo. Entre as atrações: atividades de tirolesa na Sierra Madre; espetáculo da desova das tartarugas nas épocas de verão e outono e a observação de baleias no período de dezembro a abril. É possível ver mais de 400 baleias. O acesso é feito pela Aeroméxico. A companhia aérea oferece sete voos noturnos para a Cidade do México, conectando imediatamente a Puerto Vallarta. A viagem dura, em média, 10 horas. “O agente de viagem garante uma tarifa especial no valor de US$ 450 e o acompanhante paga US$ 500”, informou Bruna Freitas, gerente comercial da Aeroméxico no Brasil.

Puerto Vallarta – Depois de quase dez anos longe do Brasil, o orgão de promoção turística de Puerto Vallarta retoma atividades no país. “Entre os anos de 2000 a 2003, o mercado brasileiro era um dos três maiores em vendas de viagens para a região de Puerto Vallarta. Perdemos espaço e agora estamos dispostos a retornar nossos investimentos. O Brasil tem potencial”, explicou Guillermo Ochoa, diretor geral da OCV Puerto Vallarta. Ao todo, a região soma uma oferta de mais de 22 mil quartos, mais de 400 restaurantes e diversos festivais culturais e gastronômicos. “Somente no ano passado, crescemos mais 1.000 leitos. Tivemos a abertura de um novo hotel Hilton e dois empreendimentos da AM Resorts”, comentou o diretor. Além disso, a principal área urbana de Puerto Vallarta, Malecon, foi renovada com novos centros de compras e espaços para bicicletas e caminhadas.

Leila Melo