O ex-presidente da CVC, Valter Patriani foi a grande estrela do 5º Seminário Aviesp, que acontece durante toda esta terça-feira em Campinas. Ele abriu a segunda parte do evento com uma palestra sobre as vantagens de manter uma loja física para as agências de viagens. Ele falou sobre a competição com a internet e sobre a falta de mão de obra especializada no Turismo e ao final foi aplaudido em é e de forma efusiva pelo público.
“Todos os canais são importantes, mas é importante frisar que estão todos interligados”, definiu. “A internet nos ajuda muito, pois popularizou o Turismo e o agente de viagens deve utilizá-la para vender mais”, complementou.
Além da internet, Patriani citou a mão de obra como um dos grandes gargalos do setor. Para ele, isso impede um crescimento mais acelerado do Turismo. “A minha principal reclamação é em relação ao atendimento. Sofremos um apagão de mão de obra no Turismo”, acredita.
Para ele, o que falta aos agentes de viagens é o perfil de vendas. Ele lembrou da sua trajetória na CVC e brincou que entrou como vendedor e saiu como vendedor. “Acho que o agente tem que ser um pouco menos consultor e mais vendedor”, disse. “Vocês estão em um ramo que dá muito dinheiro. Vão em frente que é um setor muito promissor e que ainda vai crescer muito no Brasil”, finalizou.
Anderson Masetto, de Campinas