A Secretaria de Estado do Turismo, através do setor de estudos e pesquisas turísticas, conheceu, nesta semana, a metodologia empregada para a avaliação da demanda turística na região do São Francisco. A ação faz parte das atividades elencadas no Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Baixo São Francisco e visa avaliar o fluxo de pessoas que a região recebe, além do impacto do Turismo no local.
Já foram realizadas duas visitas à região nos dias 12 de outubro e 15 de novembro. Mais duas etapas ainda serão executadas, programadas para o início de janeiro e depois do carnaval de 2013. Segundo a coordenadora do projeto pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Janynne Barbosa, a intenção é coletar dados em períodos de alta e de baixa temporada. “O projeto repassará a metodologia utilizada para as prefeituras municipais e para o Estado, com o intuito de padronização da coleta e continuidade da demanda”, explicou.
De acordo com Marcos Pradines, superintendente de Investimentos da Setur-AL, o importante é alinhar as metodologias de pesquisa no setor turístico. E afirmou: “O estudo facilitará nas ações de políticas públicas de investimentos, seja de infraestrutura, promoção, divulgação ou de organização da região como destino turístico. Funciona como um embasamento teórico utilizado para planejamento, já que conhecendo o perfil dos turistas e suas percepções podemos potencializar os investimentos”.
Filipe Cerolim