O secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli, recebeu um grupo de empresários brasileiros, franceses e italianos para apresentar as ações previstas pela Setur para o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) – Bahia. O grupo tem visitado os estados do Nordeste para conhecer as estruturas náuticas e prospectar negócios.
Na Bahia, os empresários mostraram interesse na Baía de Todos-os-Santos, que será alvo das ações do Prodetur Nacional com o objetivo principal do desenvolvimento dos segmentos náutico e cultural. Num foco mais específico, o programa visa também aumentar o fluxo turístico na região, ampliar o período de permanência dos visitantes e promover a geração de trabalho e renda para a população local.
“Somos especialistas na construção e administração de portos e marinas”, explicou Jean-Marie Barbero, agente e coordenador financeiro da New Co Marine. De acordo com ele, a empresa tem interesse na construção de uma estação náutica dotada de marina, hotel e restaurante na Baía de Todos-os-Santos, que teve seu potencial náutico destacado pelo empresário italiano Sergio Azaretto, que também participou do encontro. “Esta baía está localizada em um local estratégico para o Turismo náutico no Brasil”, refletiu.
Leonelli falou sobre as ações previstas no Prodetur para a Bahia e sobre o ambiente de negociações. “A legislação está mudando para favorecer o Turismo náutico. A intenção é facilitar os investimentos na área de náutica e o ambiente agora é muito favorável. Vamos dotar a região de infraestrutura com a implantação de atracadouros, sinalização marítima. Também vamos investir na qualificação profissional, na recuperação do patrimônio histórico e estimular a produção náutica”, explicou o secretário, que também lembrou dos avanços nos trâmites para a permanência de embarcações estrangeiras em território local. “Antes, os barcos de outros países só tinham permissão para ficar aqui por, no máximo, três meses. Hoje, a permissão já é de dois anos e se for para utilização em bases de charter náutico, não há limite”.
Um novo encontro deve ser realizado entre os empresários, que também visitaram o Porto de Salvador, no próximo mês de março.