Câmbio:

Idiomas:

SP comemora 459 anos com programação cultural e quer Expo 2020

O Parque do Ibirapuera é um dos locais preferidos para aproveitar o feriadão
O Parque do Ibirapuera é um dos locais preferidos para aproveitar o feriadão

O aniversário dos 459 anos de São Paulo é comemorado hoje (25/01). Muitos paulistanos aproveitam o feriado para curtir a programação, que tem como destaque o show “4 gerações cantam São Paulo”, no vale do Anhangabaú (região central).  O evento, que é gratuito, começa às 15 horas com o show de Zélia Duncan, às 15h, com o novo espetáculo só com canções de Itamar Assumpção, “Tudo Esclarecido”. A cantora destaca um repertório  dos anos 80. Arnaldo Antunes apresenta sucessos da década de 90 às 19h. Antes, Criolo e Emicida sobem ao palco para saudar a geração 2000.A festa será encerrada fazendo uma viagem para os anos 1970 com o show da cantora Rita Lee, programado para começar às 21 horas.

Algumas vias serão fechadas na região. A recomendação é que o público prefira utilizar o transporte público para chegar até o local. Além da estação Anhangabaú do Metrô, é possível chegar ao local de ônibus pelo terminal Bandeira. Outro evento acontece no Pateo do Collegio. Além de acompanhar entrevistas, passeio literário e aula de tricô, quem for até lá poderá ganhar um cartão-postal com o próprio sorriso. À noite, o movimento Sorria São Paulo vai projetar essas imagens na parede de prédios históricos.

Outra opção é a exposição “Luzes do Norte”, no Masp, que foi prorrogada e vai até domingo. Ela traz 61 gravuras renascentistas alemãs do século 16, que pertencem ao Museu do Louvre, de Paris.  O rodízio dos carros foi suspenso hoje, assim como as restrições a caminhões e fretados. A ciclofaixa de lazer será aberta com modificações em alguns pontos, devido a eventos programados para o aniversário. O trecho entre os parques das Bicicletas, Ibirapuera e Villa-Lobos vai abrir a partir do meio-dia, e no centro haverá desvios e partes fechadas.

EXPO 2020 – Após a Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, o Brasil poderá realizar a Exposição Universal de 2020. Para isso, é necessário que São Paulo vença a disputa entre cinco cidades que pretendem sediar o evento, considerado um dos maiores do mundo. “A Expo 2020 será o coroamento dos grandes eventos que estamos realizando no país, por isso a Embratur dará apoio à prefeitura de São Paulo na campanha de divulgação e de promoção da cidade”, explicou Flávio Dino, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo. A eleição da próxima sede da Expo 2020 acontecerá em novembro, em Paris, quando o BIE (Bureau International des Expositions) decidirá qual das cinco cidades tem condições de abrigar o evento. Além de São Paulo, estão na disputa Dubai (Emirados Árabes Unidos), Esmirna (Turquia), Ayuthaya (Tailândia) e Iekaterinburgo (Rússia).

O evento, que tem duração de seis meses, deverá atrair para São Paulo cerca de 30 milhões de visitantes. “Será a nossa Olimpíada”, disse entusiasmado o secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Leonardo Barquini.  O evento deverá ser realizado no Centro de Convenções de Pirituba e ocupará uma área de mais de cinco milhões de metros quadrados, distribuídos entre centro de conferências, área de exposições, shopping center, hotéis, instalações e serviços.  O presidente da Embratur, Flávio Dino, e o secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Leonardo Barquini.

O tema da Expo 2020 é “Força da diversidade, harmonia para o crescimento” e pretende estimular a criação de projetos de inovação nas áreas de políticas públicas, sociais, econômicas, ambientais e de infraestrutura.A última edição do evento aconteceu em 2010, em Xangai e contou com a participação de 190 países e 50 organizações internacionais. A exposição chinesa foi  a maior já realizada e recebeu 73 milhões de pessoas. A próxima Exposição Universal será em Milão, Itália, em 2015.

Para mais informações acesse: www.saopauloexpo2020.com.br, https://www.youtube.com/saopauloexpo2020.

Folha de SP

Tópicos relacionados