Com 40 apresentações musicais, distribuídas em cinco palcos, durante três dias – tendo sido encerrado ontem – o Projeto Espicha Verão chegou ao fim com um balanço positivo. De acordo com o secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, o projeto coordenado pela Bahiatursa cumpriu bem o papel de garantir opções de lazer para a permanência dos turistas em Salvador.“O que vimos foram muitos turistas se divertindo; idosos e jovens de Salvador presentes e um público que antes nunca havia ido ao Pelourinho, visitar esse que é um dos mais belos cartões-postais do mundo”, pontuou o secretário.
A quinta edição do Projeto Espicha Verão foi organizada pela Bahiatursa, em parceria com órgãos da Secretaria da Cultura como o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Centro de Culturas Populares e Identitárias (CPPI), além das polícias Civil e Militar e também a Prefeitura de Salvador. A iniciativa levou diversas atrações ao Pelourinho como orquestras, grupos de chorinho, filarmônicas e artistas plásticos, além de promover um festival gastronômico e uma homenagem a dona Canô, matriarca da Família Veloso.
Os comerciantes do Centro Histórico estimam um crescimento de até 10% nas vendas durante o fim de semana do projeto. Para Clarindo Silva, a iniciativa serviu para oxigenar o Pelourinho, com a presença de boas atrações e do público composto por jovens, famílias e turistas.
Turistas – A turista do Chile, Maria Maldonado (23), estava acompanhada do marido e gostou da programação do Pelourinho. “Deu vontade de voltar no próximo ano”, exclamou.
O clima de tranquilidade foi uma das marcas do Espicha Verão 2013. De acordo com o comandante do 18º Batalhão da PM, tenente-coronel Ancelmo Brandão, foram registradas apenas duas ocorrências em três dias de evento. “Não houve crimes como agressão ou roubo, apenas dois furtos”, disse.