Câmbio:

Idiomas:

​MTur investe R$ 5,4 milhões no Turismo Religioso baiano

No ano da Jornada Mundial da Juventude, destinos turísticos ligados à fé estão em alta no país. Enquanto o Rio de Janeiro se organiza para receber aproximadamente 2,5 milhões de turistas brasileiros e do exterior no evento, entre 23 e 28 de julho, o Brasil inteiro se prepara para atender à demanda por atrativos, rotas e roteiros ligados à peregrinação e à religião.

Em Salvador (BA), o Largo de Roma, na Cidade Baixa, será inteiramente revitalizado por meio de contrato, celebrado com o Ministério do Turismo, no valor de R$ 5,4 milhões. O logradouro abriga o Memorial e o Santuário de Irmã Dulce, a primeira santa brasileira, falecida em 1992 e beatificada em 2011. De acordo com a organização filantrópica Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em 2012 o memorial recebeu 85,8 mil visitantes, mais que o dobro que os 38,1 mil registrados em 2010, antes da beatificação.

Segundo o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota, a obra deve equipar o espaço público com nova infraestrutura para receber o crescente número de visitantes da região, onde também está localizada a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim – templo católico de fluxo turístico já consolidado. “O objetivo é dar condições para que o local consolide seu crescimento em número de visitantes e excelência no atendimento ao turista, com atenção especial às questões importantes para a população, como a reorganização do fluxo de trânsito no local”, defendeu Mota.

A área da intervenção é definida por uma poligonal que inclui a Praça da Bandeira e seu sistema viário, incluindo dez ruas e avenidas. A infraestrutura de lazer vai ganhar parque infantil, mobiliário urbano, nova iluminação pública e cênica, projeto de paisagismo, melhorias das condições de acessibilidade e outras benfeitorias urbanísticas, como áreas de estacionamento e sinalização turística. De acordo com o diretor de Projetos, Acompanhamento e Controle da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Antônio Sérgio Franco de Souza, a previsão é que a obra seja concluída até junho.

Para Maria Rita Pontes, superintendente da OSID, a revitalização permitirá a “reintegração da segunda maior praça de Salvador ao Santuário Irmã Dulce”, facilitando a circulação de turistas na região que reúne acervo permanente sobre a vida e as ações sociais empreendidas pela religiosa.

Tópicos relacionados