“Para vender melhor a Turquia, é preciso conhecê-la” – foi essa a dica de Osman Oguz, diretor de vendas e marketing da Maya Holidays. A máxima vale, definitivamente, para qualquer destino, mas a justificativa do executivo é simples: “muitos operadores trabalham com roteiros fechados. Queremos mostrar que a Turquia não é só Istambul e a Capadócia”.
A operadora turca pesquisou o mercado do Brasil e definiu, segundo o diretor, alguns eixos de trabalho para a definição de seus pacotes. São eles a qualidade do serviço, o gosto do brasileiro pelas compras e pelas atrações que remetem à história do cristianismo. Os sete roteiros da operadora têm esqueleto similar e variam de três a 12 noites.
O mais extenso deles percorre Istambul, Ankara, Cadapócia, Pamukkale, Éfeso, Esmirna, Bodrum, Pergamo, Troia e Canakkale, com retorno ao Brasil via Istambul. Segundo gerente de operações da Maya, Serhat Gonlugur, um dos diferenciais da operadora é oferecer passeios que normalmente são inclusos como opcionais nos pacotes regulares, como por exemplo a visita ao vilarejo de Sinrince, próxima a Éfeso.
Como a Maya ainda está no início de seu trabalho com os brasileiros, ainda há espaço para adaptar os roteiros, obter o feedback do mercado do Brasil e criar novas oportunidades. Uma das possibilidades é a criação de um roteiro fly and drive, que combine uma viagem mais livre com um carro alugado – provavelmente para o litoral – e o conforto da volta para Istambul via aérea.
O fam tour da Maya
Holidays acontece de 6 a 13 de março e conta com o apoio da Turkish Airlines e da Travel Ace.
Juliana Bellegard, de Esmirna (Turquia)