Câmbio:

Idiomas:

​Setur-RS apresenta Plano Diretor do Turismo

Abgail Pereira, secretária do Turismo do Rio Grande do Sul
Abgail Pereira, secretária do Turismo do Rio Grande do Sul

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, apresentou o Plano Diretor do Turismo do Rio Grande do Sul, durante o 9º Fórum de Turismo e Gestão Pública da Feevale, em Novo Hamburgo, nesta segunda-feira, dia 25. O documento – composto pelos Planos de Desenvolvimento e de Marketing – busca estabelecer marcos legais para o setor no Estado.

Abgail reafirmou que o Turismo Gaúcho vive um momento promissor. “Felizmente, temos um Poder Público que vem enfrentando a crise de uma forma que não estamos sentindo tanto. Neste ano, o Rio Grande do Sul vai crescer mais do que o Brasil e isso é resultado de um trabalho sério e comprometido”, afirmou.

A secretária apresentou aos participantes do Fórum o Plano de Desenvolvimento do Turismo que, a partir das onze Conferências Regionais e cinco temáticas realizadas em 2012, apontou 10 eixos estratégicos e cinco desafios para o crescimento do setor no Estado, como implantar o sistema de Gestão do Turismo, preparar o RS para captar grandes eventos, aumentar a competitividade das regiões turísticas, posicionar o produto turístico gaúcho no mercado nacional e internacional e fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação do serviços turísticos.

Além disso, Abgail mostrou os produtos e mercados gaúchos, como Porto Alegre, Serra Gaúcha, Praias, Missões, Parques Naturais, Pampa Gaúcho e Eventos e Festas Populares, que foram definidos no Plano de Marketing como prioritários para a promoção do Estado. “Com relação às nossas festas, por exemplo, não existe um Estado sequer que se assemelhe ao nosso neste quesito. E nós temos de apostar nisso, uma vez que um evento promove não só um destino, mas também a cultura do local onde ele é realizado e eleva a autoestima da comunidade”, disse.

Outra pauta abordada pela titular da Setur foi o processo de regionalização do turismo gaúcho. “Não podemos olhar apenas as cidades de forma isolada, uma vez que o turista não visita um município e sim uma região. Com base nisso, vamos percorrer as 26 regiões turísticas do Estado, de abril a junho, apresentando o RS Mais Turismo, um programa que reúne todas as condições para colocar o turismo do Rio Grande do Sul em outro patamar de desenvolvimento”, disse.

Tópicos relacionados