O Brasil está na mira do Ministério do Turismo. Na última semana, em evento em São Paulo, o diretor de Promoção para o Cone Sul do Ministério do Turismo de Cuba, Luis Felipe Aguilera Gutierrez, afirmou que o governo está investindo em uma série de ações para promover o país no mercado brasileiro, e quer um crescimento de 20% já em 2013. Além do voo direto de São Paulo para Havana, uma das estratégias para isso é a aproximação com as operadoras brasileiras.
Segundo Gutierrez, há uma série de negociações com a Braztoa para firmar um acordo de cooperação entre a entidade e Cuba, voltada para o apoio e a divulgação do destino, e capacitação. O anúncio desta parceria deverá ser feito durante a WTM Latin America, que acontece em São Paulo em abril e da qual Cuba participa com uma grande comitiva. Outras iniciativas ainda estão em discussão, como a realização de uma Cuba Week, ainda em maio, e a organização do próximo evento da Braztoa na ilha.
FIT Cuba – René Forzate, cônsul de Cuba para assuntos comerciais, explicou que a feira de Turismo realizada no país é parte do esforço em desenvolvimento do segmento, e do reconhecimento do Brasil como grande mercado em potencial. “Hoje recebemos 3 milhões de turistas por ano, mas ainda poucos brasileiros. Por isso a divulgação e o estreitamento de relações entre os países é importante”, afirmou.
O Brasil estará presente na feira como país convidado, e receberá o apoio do governo local para levar toda sua cultura para o evento. A aproximação dos dois países envolve ainda os jornalistas e operadores, que farão um fam tour pelo destino, e as autoridades e entidades – Braztoa, ABIH, Abav – convidadas. O evento deverá receber, entre 7 e 10 de maio, 1,3 mil visitantes.
“Observamos que os brasileiros viajam para destinos como Cancun (México) e República Dominicana, e isso é um bom sinal. Mostra que há interesse pela região, só falta conhecer mais sobre Cuba”, finalizou o cônsul.
Juliana Bellegard