Câmbio:

Idiomas:

OTAs saem na frente de agências tradicionais na China e Rússia

Na China e na Rússia, mais e mais pessoas utilizam a internet para reservar suas viagens, no lugar de requisitar os serviços de agências de viagens tradicionais. De acordo com uma pesquisa do World Travel Monitor do IPK International, entre 2008 e 2012, o market share das reservas na internet na China mais que dobrou, passando de 19% para 39%. Na Rússia, nos últimos cinco anos, o market share quadruplicou, de 9% a 42%. Em 2012, pela primeira vez, mais viagens foram solicitadas pela internet do que por agências.

Comparada com outras nações, as pessoas da Grã-Bretanha são os mais ávidos usuários de internet. A internet foi um instrumento de reserva para 78% das viagens dos britânicos. Para o mercado, isso representa um acréscimo de 47% em reservas online em comparação com 2008. Apenas 15% das viagens ao exterior foram solicitadas em agências de viagens, dois terços a menos em relação ao mesmo período. Itália, Canadá, Japão, França e Holanda também representam mercados com reservas online acima da média (entre 61% e 67%), enquanto na Alemanha corresponde a 53%.

No Oeste Europeu, as agências de viagem têm perdido cada vez mais sua importância. Em 2008, uma em cada três viagens foram reservadas por meio de agências de viagens, enquanto em 2012 foram apenas uma em cada cinco. No entanto, na China e na Rússia, as agências de viagens têm garantido um relevante market share em reservas de viagem. Na China, mais da metade das viagens internacionais foram solicitadas em agências de viagens e, na Rússia, permaneceu em 36%.

“Por muitos anos, há a tendência da internet se tornar o meio mais importante para a reserva viagens, em quase todos os mercados. Aéreo, hospedagem, seguros de viagem e aluguel de carros são solicitados online. Nos países onde a obtenção de vistos é difícil para viagens de longa distância, as agências de viagens continuam representando um importante papel”, comentou Martin Buck, diretor de Viagens & Logística do Messe Berlin.

Pamela Mascarenhas

Tópicos relacionados