Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Avianca transporta 14,5 milhões de passageiros no primeiro semestre; Brasil cresce 70%

IMG 7210 scaled e1692883699608 Avianca transporta 14,5 milhões de passageiros no primeiro semestre; Brasil cresce 70%

Gustavo Esusy, gerente comercial da Avianca para o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e Maria Carolina Cortes Arce, vice-presidente de comunicação da Avianca

SÃO PAULO – A Avianca apresentou dados otimistas do primeiro semestre de 2023, em reunião com a imprensa na manhã desta quinta-feira (24). Tanto é que a companhia aérea transportou 14,5 milhões de passageiros nestes primeiros seis meses. Somente no Brasil, a companhia registrou um crescimento de 70% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, a empresa operou mais de 102 mil voos, o que representou um aumento de 40%. Os indicadores de pontualidade também ficaram acima da média. Atualmente a companhia atende 71 destinos, em 24 países e 144 rotas – um número que se aproxima dos níveis pré pandemia, quando a Avianca operava 167 rotas.

“Acreditamos que 2023 será um ano extremamente positivo, como temos visto. Nossas taxas de ocupação seguem alta e em outubro teremos uma super notícia, relacionada a nossa capacidade adicional, com frota adicional. A meta é crescer em capacidade para crescermos todos os índices. Aí poderemos dar dados mais exatos e oferecer uma projeção sobre o crescimento do ano”, disse Gustavo Esusy, gerente Comercial da Avianca para o Brasil, Argentina, Paraguai & Uruguai.

Gustavo Esusy acredita que até o final deste ano e do próximo a Avianca recuperará os níveis pré-pandemia. Em alguns mercados já recuperamos e incrementamos a conectividade. Também mudamos nossos modelos de operações e hoje temos mais rotas “ponto a ponto”, o que é algo bastante significativo”, explicou ele.

Realizando uma grande reestruturação nos últimos dois anos, a companhia se posiciona como uma nova Avianca, que combina o “melhor dos 104 anos com os benefícios do Low Cost”.

“Neste novo momento, queremos oferecer ao passageiro mais conectividade e melhores preços, mantendo os modelos Avianca. Alguns projetos tem nos auxiliado nessa estratégia, como a decisão de simplificação de frota, a reconfiguração das cabines do avião, rotas descentralizadas de Bogotá e de ponta a ponta, o investimento na Avianca Cargo e por último, como companhia mais antiga do mundo – queremos trazer o lema “Mais próxima de ser uma Avianca de todos”. A Avianca hoje é uma companhia onde todos podem voar”, explicou Maria Carolina Cortes Arce, vice presidente de comunicação da Avianca.

Mercado brasileiro segue em crescimento 

“A Avianca e este mercado tem uma história de muitos anos, com momentos bons e alguns confusos. Mas sempre mantivemos nossos esforços para estarmos atendendo o Brasil. Em 2023 se abre um capítulo mais bonito para Avianca com o País. O Brasil é um mercado chave para nós e queremos competir com outras companhias, com um propósito de companhia super diferente. Nosso grande objetivo é transportar, de maneira mais acessível, os turistas da América Latina”, completou Maria Carolina.

“Democratizamos nossa oferta e os brasileiros tem aproveitado muito isso” – Gustavo Esusy, gerente comercial da Avianca no Brasil.

Hoje em dia, a Avianca opera 35 frequências semanais no Brasil, com 4 rotas, sendo São Paulo 3 vezes por dia, 1 voo diário do Rio de Janeiro e as recém-inauguradas rotas em Manaus, com 4 frequências semanais e Belo Horizonte, com 3 frequências semanais. Somente neste ano, a companhia inaugurou 21 novas rotas, sendo as duas últimas no Brasil grandes apostas que tem dado certo.

“Democratizamos nossa oferta e os brasileiros tem aproveitado muito isso. Nossa tarifa caiu 25% no mercado e isso tem feito com que cada vez mais brasileiros subam em nossos aviões. Planejamos um crescimento neste mercado graças aos bons resultados. Ainda não temos novidades sobre novas rotas ou incremento no país mas estamos sempre de olho nas oportunidades. Manaus e BH foram duas apostas no mercado que tem tido um excelente resultado. Temos uma estratégia de ser agressivos no preço, oferecendo uma tarifa competitiva sempre. Nesta semana (válido até este domingo – 27), estamos com a nossa Red Sale, com ofertas incríveis e tarifas agressivas para muitos destinos. Um exemplo é a rota BH-Bogotá por R$ 599/trecho”, anunciou Esusy.

Relacionamento com o trade

Tendo o agente de viagem como maior canal de distribuição no Brasil, Gustavo também comentou sobre a relação com os profissionais do Brasil e sobre o Avianca Trade, novo módulo disponível em seu portal que oferece mais qualidade de atendimento aos profissionais, onde eles podem realizar suas solicitações de maneira mais prática e independente.

“Estamos muito proximo do trade como sempre. O Avianca Trade trouxe muitas ferramentas para os agentes de viagens porque entendemos que este profissional precisa de dinamismo, então quanto mais ofertamos facilidades, melhor para eles e melhor para nós. É o nosso principal canal de distribuição no Brasil e seguiremos investindo nesta parceria”, finalizou o executivo.

Receba nossas newsletters