A BORDO DO MSC GRANDIOSA – A primeira edição do Cruise 360 Brasil levantou a pauta da estruturação dos destinos turísticos a fim de torná-lo mais atrativo para a operação de cruzeiros turísticos. Na ocasião, Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia indicou o que é necessário para o sucesso no segmento turístico.
“Um destino primeiro precisa ter vocação para receber turistas. Por trás dessa vocação, tem um trabalho para a recepção deste público, que envolve diversos atores, os quais precisam estar com suas energias na mesma direção, a fim de promover uma experiência positiva ao visitante. É importante lembrar, que um destino sozinho não faz um roteiro de cruzeiro marítimo, por isso, é preciso que outros também se empenhem para que essa vivência seja fortuita”, declara.
O titular da pasta apontou ainda, que ao longo do ano são feitas ações de qualificação profissional a fim de melhorar a qualidade dos serviços e atendimento prestados. “Para termos bons receptivos, segurança e a logística precisamos estar alinhados, nos mostrarmos eficazes com operações fluidas, principalmente porque o cruzeirista tem pouco tempo no destino, e se ele puder aproveitar bem o tempo de acesso, ele poderá viver o máximo de experiências disponíveis possíveis”, complementa.
Aldo Leone, CEO da Agaxtur, apresentou ainda a diferença na relação do cruzeirista brasileiro e estrangeiro com o equipamento marítimo e turístico. “Quando você viaja no Brasil, há as pessoas que compram o equipamento e há as pessoas que comparam o destino, mas fora do país, a importância do destino é enorme e o equipamento vem junto. O destino é o mais importante e é onde nós, da Agaxtur, nos especializamos, e é aí em que vocês agentes de viagens precisam se especializar”, compartilha.
*O M&E viaja com proteção da Global Assistance Travel (GTA).