DURBAN – Está oficialmente aberta a edição de 2024 da Africa’s Travel Indaba, que acontece entre os dias 14 a 16 no Centro Internacional de Convenções Inkosi Albert Luthuli (Durban ICC), em Durban, na África do Sul. A feira dedicada aos países do continente africano, se mostra um player de negócios importante para a região, como ressaltou a ministra do Turismo da África do Sul, Patricia de Lille, em seu discurso de abertura.
“Nos reunimos em um ano em que a África do Sul celebra 30 anos de liberdade e democracia, refletindo sobre nossa ancestralidade. Aqui, celebramos a ‘África ilimitada’, tema da feira e que demonstra o potencial do continente, oferecendo oportunidades de descoberta e inovação no setor.
Tenho o prazer de dizer que a Africa’s Travel Indaba alcançou um feito inovador com a participação de 26 países africanos expositores e os quais representam 344 produtos, um aumento de 14% comparação com os 301 produtos do ano passado. Esperamos que seja uma feira benéfica e cheia de negócios para todos”, pontuou.
“Tenho o prazer de dizer que a Africa’s Travel Indaba alcançou um feito inovador com a participação de 26 países africanos expositores e os quais representam 344 produtos, um aumento de 14% comparação com os 301 produtos do ano passado. Esperamos que seja uma feira benéfica e cheia de negócios para todos”
Nesta edição participam 1.245 expositores de 26 países africanos e 1.100 compradores, representando 55 países. “Estamos confiantes de que a feira, neste ano, continuará sendo um ambiente propício para a geração de bons negócios, e por isso, 120 pequenas empresas estão participando com o apoio financeiro da do escritório de Turismo da África do Sul”, compartilha.
Vale ainda apontar, que em 2023 a Africa’s Travel Indaba contribuiu com mais de um bilhão de rands sul-africanos para a economia nacional, além de criar 2.295 empregos.
Impacto do Turismo
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), os números preliminares indicam que o setor do turismo sul-africano criou 1,3 milhões de empregos em 2023, cerca de 8,7% de todos os empregos. As estimativas apontam ainda, para a representação de 6,8% do setor no PIB do país, com valor de R458,9 milhões, no último ano.
Em 2023 a África do Sul recebeu 8,5 milhões de turistas internacionais, número que representa alta de 48,9% quando comparado ao mesmo período de 2022. “Estamos realmente orgulhosos com o número de chegadas, e ainda mais por termos recebido 6,4 milhões de visitantes de países do continente africano. Temos no mercado doméstico a base do nosso setor e já registramos um volume superior ao registrado no pré-pandemia. A África’s Travel Indaba é um propulsor econômico relevante para nós com um papel significativo na economia”, salienta.
“A África’s Travel Indaba é um propulsor econômico relevante para nós com um papel significativo na economia”
É interessante ressaltar, que o Zimbabué (+21,8%) e Gana (+249,4%) destacaram-se pelo seu crescimento, tendo o Zimbabué registado 613 mil chegadas e Gana 7.904 chegadas respectivamente. “As viagens domésticas, em 2023, atingiram 130% do nível de 2019 e o volume de gastos aumentou 80% na comparação. Vemos que os sul-africanos realmente descobriram as belezas do país”, diz Patricia de Lille.
Programação Africa’s Travel Indaba
A Africa’s Travel Indaba teve inicio com o Business Opportunity Networking Day (Bonday) no último dia 13, dedicado a um primeiro contato entre os atores do Turismo no continente. O dia contou com capacitações e a abordagem de tendencias para o setor, além de sessões de speed marketing, com 120 pequenas empresas da África do Sul.
“Estas sessões de speed marketing visam facilitar o acesso dos empreendedores ao mercado e assim, culminar no seu desenvolvimento”, observa Patricia de Lille, ministra do Turismo da África do Sul.
A programação oficial iniciada nesta terça-feira (14), conta com a abertura dos dois pavilhões de exposição, palestras sobre Turismo Responsável bem como sobre Análise de Big Data como opção disruptiva app ao futuro do Turismo, além da festa de boas-vindas aos participantes.
Plano diretor do Turismo
Patricia de Lille aproveitou seu discurso de abertura para compartilhar sobre as mudanças mais recentes, como a criação de um Plano Diretor de Turismo para colaboração do setor privado com o Governo.
“Aproveitamos a Africa’s Travel Indaba para estimular a procura do trade por destinos interessantes, bem como o desenvolvimento de conhecimento sobre os destinos, as noções de empreendedorismo infraestrutura e conectividade. Temos no Plano Diretor de Turismo objetivo de promover a recuperação total do setor, após os impactos da pandemia de Covid-19 ”, salienta.
GALERIA:
O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.