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Destinos / Feiras e Eventos

Embratur lança campanha ‘Brasil for Foodies’ em Lisboa

Presidente da Embratur Marcelo Freixo e1709146187641 Embratur lança campanha 'Brasil for Foodies' em Lisboa

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo (Ana Azevedo/M&E)

LISBOA – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lançou em Portugal a campanha “Brasil for Foodies”, um movimento que busca dar visibilidade internacional à gastronomia brasileira, que disputa o título de “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024” da World Travel Awards (WTA). O ato foi realizado no estande do Brasil na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), feira do setor que acontece na capital portuguesa.

“O Brasil tem uma culinária diversa, resultado de um país extenso, a maior biodiversidade do mundo, e um conjunto de histórias e culturas inseparáveis dos pratos típicos de cada região, que contam a história de nosso povo”, aponta Freixo.

O lançamento da campanha contou com a participação da coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, do chef Guga Rocha, que apresentou o Cooking Show Uma Viagem pelo Brasil, e do jornalista Rafael Tonon, vencedor do prêmio de Melhor Jornalista Gastronômico de 2023 atribuído pelo Guia Identità Golose.

“Para mim, pequi e trufa, que é um produto caríssimo, não tem diferença nenhuma”, afirmou. Se a trufa fosse do interior de Goiás e o Pequi fosse de Alba (Itália), o que ia ter de gente indo para Alba comprar pequi não está no gibi. Temos que valorizar os produtos da gente, conhecer, entendê-los, trabalhar com eles e utilizá-los”, afirmou o Chef Guga.

Melhor destino gastronômico

Um dos mais reconhecidos prêmios internacionais do trade, o WTA também é chamado de Oscar do Turismo. Os vencedores da premiação serão escolhidos por votação online que vai até começa na próxima segunda-feira (19) e vai até 17 de abril no site (clique aqui).

A indicação da WTA leva em conta a posição de liderança da gastronomia brasileira na América do Sul. Trata-se de uma produção ímpar, que vai além de prêmios e reconhecimentos, misturando um rico patrimônio cultural e as possibilidades e oportunidades oferecidas por seis biomas diferentes, com sabores, texturas e histórias próprias que colocam o Brasil em uma posição privilegiada para entusiastas da boa mesa.

A votação é uma oportunidade para os amantes da gastronomia expressarem seu apoio ao Brasil e reconhecerem a excelência e diversidade que caracterizam a culinária nacional.

“E a gastronomia não é só o que a gente come. O Brasil com ‘S’, do sabor, também é do saber. A comida tem sempre uma história. O quiabo vem da África, nas tranças das escravizadas. Tem uma história riquíssima por trás de cada prato. E essa diversidade faz do Brasil o melhor destino gastronômico da América do Sul. Estamos concorrendo para isso. É só entrar no site e votar. Divulguem nos estados, governadores, para ganhar esse prêmio que faz jus à história da gastronomia brasileira”, pediu o presidente da Embratur.

COMO PARTICIPAR – A votação online para os World Travel Awards 2024 estará disponível em a partir de 19 de fevereiro e segue até 7 de abril. Para participar, basta acessar o site e votar na categoria “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul” e, depois, compartilhar nas redes sociais usando a hashtag #VoteBrasilWTA2024

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

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